O enviado especial Steve Witkoff disse no domingo (17) que o presidente russo Vladimir Putin concordou em permitir que os Estados Unidos e os países europeus ofereçam à Ucrânia uma “proteção ao estilo do artigo 5 como garantia de segurança para a guerra final.
Ele acrescentou: “Foi a primeira vez que ouvimos os russos concordarem com isso”.
O significado do artigo 5 para segurança coletiva
O artigo 5 da OTAN diz que “se um país membro da OTAN for o alvo de um ataque armado, todos os outros membros da aliança considerarão esse ato de violência como um ataque a todos e tomarão as medidas que acharem necessárias para ajudar o aliado atacadista”.
“Conseguimos obter a seguinte concessão: que os Estados Unidos podem oferecer proteção semelhante ao artigo 5, que é uma das razões reais para a Ucrânia buscar adesão à OTAN”, disse Witkoff ao domingo (17) a uma estação de TV americana.
O presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse no domingo (17), recebe as garantias de segurança para a Ucrânia e que a “União Europeia … está pronta para fazer sua parte”, de acordo com a Associated Press.
Leia mais:
Os líderes europeus acompanharão Zelensky em uma reunião com Trump sobre guerra na Ucrânia
Trump diz que a reunião com Putin foi “produtiva”, mas as negociações sobre a Ucrânia não avançam
Encontro entre Trump e Putin e suas repercussões
As declarações de Witkoff foram feitas alguns dias depois que o presidente Donald Trump conhece Putin no Alasca em meio à guerra em andamento na Ucrânia. Trump e sua equipe classificaram a reunião como “produtiva”, mas até agora poucos detalhes foram divulgados.
Antes da reunião, Trump insistiu várias vezes na necessidade de cessar -fogo urgente e duradouro para conflitos.
No entanto, a reunião não resultou nesse tipo de acordo, que gerou preocupação entre as autoridades da Ucrânia e dos países europeus de que Trump estava mudando o objetivo.
Nos dias seguintes à reunião, Trump afirmou que a “melhor maneira” de acabar com a guerra é “ir direto para um acordo de paz”.
Perspectivas para um acordo de paz definitivo
De acordo com Witkoff, Trump e Putin “discutiram praticamente todos os outros pontos necessários para um acordo de paz” durante as várias horas de conversa, sem dar mais detalhes.
“Começamos a perceber uma postura mais moderada sobre como alcançar um acordo de paz definitivo”, disse ele.
Trump tem uma reunião agendada com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy e líderes europeus na segunda -feira (18).
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.