As ações da Tesla despencaram 14% na quinta -feira (5) depois que o presidente Donald Trump ameaça acabar com os contratos do governo com as empresas Elon Musk. A declaração causou uma reação imediata no mercado, levando a empresa a perder US $ 152 bilhões Em valor de mercado – a maior perda da história da montadora. Com isso, a Tesla terminou a sessão de negociação no valor de US $ 916 bilhões, abaixo do nível simbólico de US $ 1 trilhão.
A tensão entre o presidente dos EUA e o bilionário aumentou após a aprovação de um novo pacote de orçamento que não inclua incentivos fiscais para veículos elétricos-um das principais fontes de receita da Tesla. “Sem mim, Trump teria perdido a eleição, os democratas estariam controlando a Câmara e os republicanos teriam apenas 51 cadeiras no Senado”, disse Musk em sua conta de rede social (ex -Twitter).
Leia mais:
Trump diz que Musk era “louco” e sugere acabar com contratos governamentais com suas empresas
Elon Musk critica Trump: “Sem mim, eu teria perdido a eleição”
Musk X Trump: A crise se intensifica com acusação sobre o caso de Epstein e o final da cápsula do dragão
Trump, por sua vez, atacou Musk em um post na plataforma social da verdade: “Elon estava ficando insuportável. Pedi que ele saísse, peguei o mandato dos veículos elétricos que forçaram todos a comprar carros que ninguém queria (e ele sabia por meses), e ele apenas assustou!”.
Em comunicado à imprensa diretamente do salão oval, Trump disse que ficou surpreso com a reação do bilionário. “Tivemos um bom relacionamento. Não sei se ainda temos.”
Musk respondeu secamente: “Muito”.
Críticas ao governo e investimento político
A crise marca uma mudança na posição pública de Musk em comparação com o governo de Trump. Nos últimos dias, o empresário fez críticas duras ao pacote de orçamento, chamando -o de “aberração nojenta” e ameaçando pressionar os parlamentares republicanos que votam na medida, incluindo o apoio aos rivais nas primárias.
Walter Isaacson, biógrafo de Musk, disse à CNBC que o executivo está “profundamente irritado” com o que ele vê como sabotagem de seu próprio governo. “Quando Elon decide comprar uma briga, ele vai até o fim”.
Entre os pontos mais sensíveis do pacote estão a eliminação de incentivos fiscais para veículos elétricos e energia solar residencial – segmentos diretamente ligados à Tesla. A proposta também inclui uma nova taxa anual de US $ 250 para proprietários de carros elétricos.
Pressões e competição no setor
Além da queda nas ações, Tesla enfrenta outros desafios. As vendas de veículos de marca caíram nos principais mercados europeus, e a reputação da empresa no Ocidente foi desgastada. A montadora também é pressionada a lançar mais tarde um longo serviço de transporte por robotaxia autônoma em Austin, Texas.
Embora Musk afirme que os testes já estão em andamento, seu principal concorrente, Waymo (Alphabet Group), já opera um serviço comercial em parceria com a Uber na mesma região.
Outra fonte de tensão entre Musk e o governo Trump teria sido a retirada da indicação de Jared Isaacman – empresário e comandante de missões espaciais privadas com a SpaceX – para a liderança da NASA. Segundo Isaacson, isso teria sido interpretado como um ataque direto a Musk.
Isaacman liderou duas missões privadas com a SpaceX em 2021 e 2024, e seu Shift4 da empresa 4 investiu quase US $ 30 milhões na empresa espacial de Musk.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.