Os Estados Unidos estão trabalhando para “agendar” uma reunião entre Donald Trump e seus colegas da Rússia e Ucrânia, disse o vice -presidente no domingo (10) JD Vance, Enquanto os aliados europeus de Kiev pressionam a presença ucraniana na Cúpula dos EUA-Rússia, que será realizada nesta semana no Alasca.
“Uma das principais impasses é que Vladimir Putin disse que nunca se sentaria com Zelensky (Volodymyr), o líder da Ucrânia, e o presidente conseguiu mudá -lo”, disse Vance em entrevista ao programa. Futuros de domingo de manhãda Fox News.
Leia também:
Os mercados reagem à reunião de Trump-Putin; Analistas observam triunfo russo
Trump: o encontro com Putin será na próxima semana; O acordo pode acabar com a ameaça de tributação em 100% dos países que compram petróleo russo
“Agora estamos em um momento em que tentamos, francamente, resolver questões de cronograma e outras coisas relacionadas quando esses três líderes podem se reunir e discutir o fim desse conflito”, disse Vance quando perguntado sobre suas expectativas para a cúpula do Alasca, programada para 15 de agosto.
O vice -presidente disse que os Estados Unidos “tentarão encontrar um acordo negociado com o qual os ucranianos e russos podem conviver”.
Vance acrescentou: “Não deixará ninguém muito satisfeito, provavelmente russos e ucranianos, afinal, ficarão insatisfeitos com ele”.
A cúpula EUA-Rússia no Alasca sem Zelensky havia gerado preocupação de que um acordo exigisse que Kiev desse extensas áreas de território, uma hipótese rejeitada pela União Europeia.
O embaixador dos EUA da OTAN, Matthew Whitaker, sugeriu à CNN que Zelensky pudesse participar da reunião.
Perguntado se Zelensky poderia se encontrar com Trump e Putin na sexta -feira (16), ele respondeu:
“Sim, eu certamente acho que é possível”, disse ele. “Certamente não pode haver acordo com o qual todos os envolvidos não concordam. E, obviamente, é uma prioridade de encerrar esta guerra”.
Em intensa atividade diplomática, Zelensky falou por telefone em três dias com 13 líderes, incluindo os principais apoiadores de Kiev – Alemanha, Reino Unido e França.
O chanceler alemão Friedrich Merz disse no domingo e assume que Zelensky participará da cúpula.
Whitaker afirmou que a decisão final se encaixará em Trump.
“Se ele acha que o melhor cenário é convidar Zelensky, ele fará isso”, disse ele, acrescentando que “até agora nenhuma decisão foi tomada”.
Dezenas de milhares de pessoas morreram desde que a Rússia lançou sua grande invasão de escala contra a Ucrânia em fevereiro de 2022, forçando milhões a abandonar suas casas.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings