O presidente Donald Trump “está enviando mais 2.000” soldados da Guarda Nacional para Los Angeles, disse o governador da Califórnia, Gavin Newsom, na segunda -feira (9).
“Não se trata de segurança pública. Trata -se de alimentar o ego perigoso do presidente”, escreveu ele em um post na rede social X sobre as tropas adicionais que ele foi informado de que eles estavam a caminho, o que dobraria o transporte inicial de Trump.
“Isso é imprudente. Não tem sentido. E desrespeitoso com nossas tropas”, disse o governador democrata, que, juntamente com o procurador -geral da Califórnia, processou Trump e o secretário de Defesa Pete Hegseth em relação ao primeiro envio de tropas da Guarda Nacional sem o consentimento ou solicitação do Estado.
Leia também
O CNBC Ele solicitou um comentário da Casa Branca sobre a declaração de Newsom.
Antes, na segunda -feira (9), o Departamento de Defesa mobilizou 700 EUA fuzileiros navais para LA para apoiar Tropas da Guarda Nacional da Califórnia já destacadas lá Proteger a equipe e a propriedade federal durante protestos contra as ações de conformidade com a imigração federal.
A mobilização dos fuzileiros navais de sua base de Twentynine Palms, Califórnia, é temporária, para dar tempo para que mais tropas da Guarda Nacional cheguem.
Newsom disse em seu tweet que as 2.000 tropas da Guarda Nacional que Trump enviou a Los Angeles na noite de sábado “não receberam comida ou água”.
“Apenas cerca de 300 estão em operação – o restante é interrompido, não utilizado, em edifícios federais não unstuais”, escreveu Newsom.
A União Americana para Liberdades Civis condenou a mobilização dos fuzileiros navais por Trump.
“Cada movimento feito pelo presidente Trump desde o sábado à noite tem sido uma escalada e inflamatória”, disse Hina Shamsi, diretora do projeto de segurança nacional da ACLU, em comunicado.
“A idéia de que esses fuzileiros navais têm o tipo de treinamento necessário para protestos policiais, respeitando os direitos constitucionais das pessoas, seria risível se a situação não fosse tão alarmante”, disse Shamsi.
Trump e Newsom: aumentando a tensão
Trump disse na segunda -feira (9) Isso apoiaria a prisão de Newsom supostamente obstruir as ações a cumprir com a imigração federal.
O comentário de Trump veio em resposta a perguntas sobre seu czar de fronteira, Tom Homan, que ameaçou prender Newsom, o prefeito de La Karen Bass, e qualquer outra pessoa que prejudicasse as ações de imigração da Califórnia.
“Eu faria isso se fosse o tom. Acho ótimo. Gavin gosta de publicidade, mas acho que seria uma coisa ótima”, disse Trump.
Newsom, em um tweet, respondeu.
“O presidente dos Estados Unidos acaba de pedir a prisão de um governador em exercício. Este é um dia que eu esperava nunca ver na América”, escreveu Newsom.
Processo contra a federalização da Guarda Nacional
O novo processo do Newsom e do procurador -geral do estado Rob Bonta pede a um juiz que declare que a federalização da Guarda Nacional da Califórnia por Trump era ilegal e anula a ordem do presidente.
A queixa civil argumenta que a ação de Trump viola a Constituição dos EUA e excede sua autoridade sob a lei federal relacionada à Guarda Federal porque ocorreu sem o consentimento ou participação do Newsom e, por não se justificar, disse Bonta.
A ação de Trump foi a primeira vez que um presidente ativou a Guarda Nacional de um Estado desde 1965 sem um pedido de um governador.
“Temos um caso vencedor aqui”, disse Bonta durante uma conferência de imprensa. “A ordem ilegal do presidente viola o papel do governador Newsom como comandante em chefe da Guarda Nacional da Califórnia e viola a lei soberana do Estado para controlar e ter sua Guarda Nacional disponível na ausência de uma invocação legal de poder federal”, disse Bonta em comunicado.
Bonta, ao descrever o que ele disse, é o fracasso da ordem de Trump em atender aos critérios de federalização da Guarda Nacional do Estado, disse: “Deixe -me deixar claro: não há invasão. Não há rebelião. O presidente está tentando fazer caos e crise no terreno para seus próprios fins políticos”, ele comentou.
“Federalize a Guarda Nacional da Califórnia é um abuso da autoridade do presidente sob a lei – e não é algo com o qual lidamos”.
Mobilização de fuzileiros navais e suas implicações
O escritório de Newsom, em um post de mídia social sobre a mobilização dos fuzileiros navais, escreveu: “Pelo que entendemos, isso é mover os fuzileiros navais de uma base para outra”.
“No momento, a informação que temos é que os fuzileiros navais não estão sendo enviados para operação (há uma diferença entre isso e sendo mobilizada)”, disse o escritório do Newsom no X Post.
“O nível de escalada é completamente injustificado, desnecessário e sem precedentes – mobilizando a melhor unidade de nós, forças armadas contra seus próprios cidadãos. Não importa se você é democrata ou republicano, essa é uma linha que não podemos atravessar como nação – este é um passo inconfundível para o autorismo”, escreveu o governo.
Acusações e prisões em meio a protestos
Enquanto isso, os promotores federais acusaram o líder do sindicato David Huerta de uma conspiração criminosa para impedir um oficial. Huerta, presidente da SEU California, foi preso na sexta -feira (6) durante um protesto em LA
Ele compareceu na segunda -feira (9) no tribunal federal, um juiz ordenou sua libertação sob uma fiança de US $ 50.000 e o avisou para ficar longe de agentes federais e operações federais.
Newsom pede a retirada da Guarda Nacional
No domingo (8), Newsom pediu a Trump para remover a Guarda Nacional da Califórnia dos locais de demonstração de Los Angeles. Trump assinou uma ordem na noite de sábado, enviando 2.000 tropas da Guarda Nacional para os protestos.
“Esta é uma prévia do que está por vir”, disse Newsom em uma entrevista com Brian Taylor Cohen que ele incorporou em seu tweet sobre o processo planejado.
“Não é isso, por si só. É sobre nós hoje, é sobre você, todo mundo que assiste amanhã”, disse o governador democrata.
“Esse cara está fora de controle. Trump está fora de controle agora, e isso é apenas mais uma prova disso”, disse Newsom.
Trump defende suas ações
Trump defendeu sua decisão sobre um post sobre redes sociais na segunda -feira (9).
“Tomamos uma grande decisão enviando a Guarda Nacional para lidar com os violentos tumultos instigados na Califórnia”, disse ele em um post sobre a Truth Social.
“Se não tivéssemos feito isso, Los Angeles teria sido completamente destruído”, disse Trump.
Trump chamou Newsom de “incompetente” e disse que o governador e prefeito de Los Angeles Karen Bass deveria agradecer, dizendo “você é tão maravilhoso. Não estaríamos nada sem você, senhor”.
“Em vez disso, eles optam por mentir para o povo da Califórnia e da América dizendo que não éramos necessários e que esses são” protestos pacíficos “”, escreveu Trump. “Basta olhar para as fotos e vídeos de violência e destruição para saber tudo o que você precisa.”
Declaração da maioria do líder no Senado, Chuck Schumer
A maioria líder no Senado, Chuck Schumer, DN.Y., acusou Trump de se envolver em uma “distração” enviando o guarda.
“Donald Trump – no meio de uma guerra com Elon Musk e sua feia conta de impostos que levaria o seguro de saúde de 17 milhões de pessoas – está precisando desesperadamente de uma distração”, disse Schumer em comunicado.
“Sua ordem de enviar a Guarda Nacional para a Califórnia é desnecessária, inflamatória e provocativa. Trump deve revogar imediatamente sua ordem para usar a Guarda Nacional e deixar a aplicação da lei ao governador e ao prefeito, que são mais do que capazes de lidar com a situação”, disse Schumer.
“Os americanos não precisam ou merecem esse caos desnecessário e provocativo”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.