Donald Trump Ele disse na sexta -feira que os EUA abandonarão o papel de mediador de um acordo de paz se não houver adiantamento nas negociações entre a Rússia e a Ucrânia. A declaração repetiu o discurso do secretário de Estado, Marco Rubio, que horas antes havia sinalizado que a Casa Branca fecharia seus esforços diplomáticos se ele não achasse que era possível alcançar os avanços nos próximos dias.
“Não tenho um número específico de dias, mas queremos fazê -lo rápido (feche um acordo)”, disse Trump em declarações na Casa Branca. “Se, por algum motivo, uma das duas partes tornará muito difícil, digamos: ‘Você é tolo. Você é uma pessoa horrível.’ E vamos seguir em frente. “
Em Paris, após um dia de negociações com diplomatas europeus e ucranianos, Rubio disse que o governo dos EUA deveria “determinar nos próximos dias” se uma trégua na guerra é ou não viável, afirmando que a análise seria decisiva para a continuidade do envolvimento de Washington no diálogo.
“Se não for possível terminar a guerra na Ucrânia, precisamos seguir em frente. Os EUA têm outras prioridades”, disse ele.
Otimismo
Não ficou claro se a declaração de Rubio se referiu a um afastamento dos EUA para alcançar um cessar-fogo de 30 dias entre a Rússia e a Ucrânia ou se o país abandonaria completamente os compromissos ucranianos.
Trump, embora tenha dito que não duraria na campanha para o final do conflito, mostrou mais otimismo que Rubio e disse acreditar que havia uma “boa chance” de chegar a um acordo. O vice -presidente dos EUA, JD Vance, que foi para a Páscoa na Itália, disse estar confiante em um acordo.
“Quero atualizar a primeira -ministra da Itália, Giorgia Meloni, sobre algumas das negociações entre a Rússia e a Ucrânia e também sobre alguns eventos nas últimas 24 horas”, disse Vance antes de uma reunião com o Primeê italiano. “Não vou prejudicar, mas estamos otimistas de que possamos acabar com essa guerra”.
As declarações dos EUA aumentam a pressão sobre Moscou e Kiev para aceitar um acordo, especialmente os ucranianos, que precisam de apoio americano para manter a resistência russa. O objetivo da Casa Branca também é criar um senso de urgência também para os europeus pressionar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para reduzir suas demandas.
“Reino Unido, França e Alemanha podem nos ajudar a fazer as coisas seguirem em frente e se aproximar de uma resolução. Achei suas idéias muito úteis e construtivas”, disse Rubio. “Por nossa parte, estaremos prontos para ajudar quando você (europeus, ucranianos e russos) estiverem prontos para a paz, mas não continuaremos com esse esforço por semanas e meses”.
Análise
Segundo Rubio, Trump passou 87 dias liderando esforços para terminar a guerra. Inicialmente, o presidente dos EUA deu 100 dias para seu enviado alcançar esse objetivo. O Secretário de Estado disse que chegou o ponto em que é necessário determinar “se este (acordo de paz) é possível”.
Em uma resposta direta aos comentários de Rubio, Kremlin sinalizou ontem que não estava com pressa para um cessar -fogo, repetindo a mesma mensagem de Moscou durante todas as tentativas de Trump para terminar a guerra.
(Com agências internacionais)
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings