As novas tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre madeira importada, móveis e armários de cozinha entraram em vigor nesta terça-feira (14), fato que deverá aumentar os custos de construção e pressionará os compradores de casas em um mercado já desafiador.
As tarifas foram impostas para impulsionar as indústrias dos EUA e proteger a segurança nacional, segundo a Casa Branca, e expandir uma série de tarifas setoriais específicas que Trump impôs desde que regressou à presidência. A última ofensiva inclui uma tarifa de 10% sobre as importações de madeira macia, enquanto as tarifas sobre determinados móveis estofados e armários de cozinha começam em 25%.
A partir de 01/01/2026, o imposto sobre móveis estofados importados deverá subir para 30%, enquanto o imposto sobre armários de cozinha e penteadeiras saltará para 50%. Mas as tarifas sobre os produtos de madeira da Grã-Bretanha não excederão 10%, e os da União Europeia e do Japão enfrentam um limite de 15%.
Todos os três parceiros comerciais chegaram a acordos com a administração Trump para evitar tarifas mais duras. Mas as novas tarifas “criarão obstáculos adicionais para um mercado imobiliário já desafiado, aumentando ainda mais os custos de construção e renovação”, alertou o presidente da Associação Nacional de Construtores de Casas (NAHB), Buddy Hughes.
As vendas de moradias nos EUA têm sido sombrias nos últimos anos, com altas taxas de hipotecas e estoques limitados elevando os custos para os compradores. Ao impor as últimas tarifas, Trump disse que o Secretário do Comércio descobriu que “os produtos de madeira são utilizados em funções críticas do Departamento de Guerra, incluindo a construção de infra-estruturas para testes operacionais”.
O anúncio de Trump acrescentou que a produção de madeira nos EUA “continua subdesenvolvida”, deixando o país dependente de importações. Mas Hughes, da NAHB, disse que “a imposição destas tarifas sob o pretexto de ‘segurança nacional’ ignora a importância que a habitação desempenha para a segurança física e económica de todos os americanos”.
Ele apelou a acordos que, em vez disso, “removiam as tarifas sobre materiais de construção”.
Canadá e Vietnã atingidos?
O Canadá, principal fornecedor de madeira aos Estados Unidos, deverá ser impactado. A tarifa de 10% sobre a madeira serrada é um acréscimo aos direitos anti-dumping e compensatórios que o país enfrenta, e os Estados Unidos recentemente mais do que duplicaram estes direitos para 35%. Isso significa que a última ação de Trump aumenta as tarifas sobre a madeira serrada canadense para 45%.
O BC Lumber Trade Council, que representa os produtores de madeira da Colúmbia Britânica no Canadá em questões comerciais, classificou em Setembro as novas tarifas como “equivocadas e desnecessárias”.
“Isto colocará uma pressão desnecessária no mercado dos EUA, ameaçará empregos em ambos os lados da fronteira e tornará mais difícil a resolução da crise de oferta habitacional nos EUA”, acrescentou o conselho.
Stephen Brown, da Capital Economics, disse à AFP que, com 30% da madeira vindo do exterior, uma tarifa de 10% poderia aumentar o custo de construção de uma casa média em US$ 2.200 (R$ 11 mil).
Brown acrescentou que a China, o Vietname e o México representam a maior parte das importações de móveis dos EUA. “Os EUA recebem 27% das suas importações de móveis da China e quase 20% do Vietname e do México”, disse à AFP.
Ele espera que o Vietname possa enfrentar o maior impacto, “uma vez que o mobiliário representa 10% das suas exportações para os EUA”.
Os números correspondentes são mais baixos, 4% para a China e 2,5% para o México. As tarifas foram impostas ao abrigo da Secção 232 da Lei de Expansão Comercial de 1962, a mesma autoridade que Trump utilizou para implementar tarifas sobre aço, alumínio e automóveis este ano.
Os produtos sujeitos a tarifas sectoriais não são duplamente atingidos pelos níveis nacionais que Trump impôs separadamente, que em alguns casos são mais elevados.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos