Algumas bibliotecas não são apenas lugares para emprestar livros – são destinos com profunda história e arquitetura que contam histórias além das páginas.
O 1000 Libraries Awards 2025 destaca algumas das bibliotecas e livrarias mais bonitas do mundo, de acordo com 200.000 eleitores on -line.
A organização, 1000 bibliotecas, começou como um blog E desde então cresceu e se tornou uma comunidade global de amantes de livros que compartilham dicas de viagem e guias de destino, disse o fundador Vincent Phan.
“Nosso objetivo é essencialmente promover bibliotecas e livrarias de todo o mundo e garantir que elas ainda sejam relevantes em nossa era e tecnologia digital da Internet”, disse Phan à CNBC Travel .
Aqui está a lista das 10 bibliotecas mais bonitas do mundo.
1. Dublin, Irlanda
Nome: Biblioteca Trinity College Dublin
Umplash
A Biblioteca do Trinity College Dublin é a maior biblioteca da Irlanda, abrigando milhares de manuscritos raros, incluindo o livro Kells do século IX, um rico e símbolo ricamente decorado e cheio de quatro evangelhos do Novo Testamento da Bíblia.
A biblioteca é famosa por sua longa sala, um corredor de 65 metros alinhado com 200.000 bustos de mármore de figuras literárias e cobra taxas de entrada de 19 euros (US $ 22).
2. Adelaide, Austrália do Sul
Nome: Biblioteca Estadual da Austrália do Sul

A Austrália Do Sul State Library oferece mais do que apenas livros – apresenta uma coleção de jogos históricos de tabuleiro e é conhecido por Câmara de Mortlock do design vitoriano, que data de 1866.
O porão – que anteriormente era um local de trabalho para taxidermistas qualificados – também é um tesouro, abrigando mais de 40.000 livros.
3. St. Gallen, Suíça
Nome: Biblioteca St. Gallen Abbey

A Biblioteca de St. Gallen Abbey é uma das bibliotecas mais antigas do mundo e tem uma vasta coleção de manuscritos medievais.
Localizado no nordeste da Suíça, a abadia de St. Gallen já foi um grande mosteiro.
“Do século VIII a sua secularização em 1805, [foi] Um dos centros culturais mais importantes da Europa ”, de acordo com o site da UNESCO.
O site foi nomeado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983.
4. Oxford, Reino Unido
Nome: Biblioteca Duke Humfrey

A biblioteca Duke Humfrey é uma biblioteca dentro de uma biblioteca.
É a sala de leitura mais antiga da Bodleian Library, a principal biblioteca de pesquisa da Universidade de Oxford.
Livros da Biblioteca Humfrey Eles costumavam ser acorrentados às prateleiras e hoje só podem ser lidas nas salas de leitura da Bodleian Library, De acordo com o seu site .
Duke Humfrey, filho mais novo do rei Henry IV, doou sua coleção de 281 manuscritos para a biblioteca após sua morte em 1447. Todos, exceto três, foram posteriormente removidos e destruídos durante a Reforma Protestante.
5. Advont, Áustria
Nome: A Biblioteca de Mosteiro Adco

A Biblioteca Abbey da Admont é a maior biblioteca de mosteiro do mundo, com um corredor de 70 metros de comprimento, exibindo mais de 60.000 livros.
Uma obra -prima da arquitetura barroca, a biblioteca apresenta sete afrescos no teto do pintor austríaco Bartolomeo Altomonte.
Curiosidade: O mosteiro beneditino ainda está ativo hoje, com monges vivendo no lugar.
6. Amsterdã, Holanda
Nome: Biblioteca Cuypers

A Biblioteca Cuypers está localizada dentro do Amsterdã Rijksmuseum, lar de muitas das pinturas mais famosas De Rembrandt, Vermeer e outros mestres holandeses.
A biblioteca é a maior e mais antiga biblioteca de história da história da Holanda, de acordo com o site da Rijksmuseum.
Os visitantes podem explorar seus livros e arquitetura neogótica ou usar os iPads disponíveis para se Aprofundar na coleção de museus.
7. Melbourne, Austrália
Nome: Biblioteca Estadual de Victoria

A Victoria State Library é a biblioteca pública mais antiga da Austrália e uma das primeiras bibliotecas públicas gratuitas do mundo, de acordo com seu site.
A sala de leitura de La Trobe é uma sala de leitura octogonal de seis andares, com capacidade para 320 leitores e prateleiras para 32.000 livros.
“É como entrar em uma catedral … um lugar onde o conhecimento é sagrado … e as histórias são veneradas”, disse Phan, que se lembrava de seus dias de estudante lá.
8. Rio de Janeiro, Brasil
Nome: Escritório de leitura português real

Inspirado no mosteiro de Jerónimos do século XVI em Portugal, o verdadeiro guarda do escritório de leitura português e a maior coleção de literatura portuguesa nos arredores de Portugal.
Além dos livros, também é um Centro Cultural português, acolher eventos e atividades.
9. Ulm, Alemanha
Nome: Biblioteca de mosteiro de Wiblingen

Freqüentemente considerado uma jóia escondida por não ter muitas pessoas, a biblioteca está na ala norte Do maior mosteiro de Wiblingen, um ex -mosteiro beneditino fundado em 1093.
Famoso por seu interior ornamentado no estilo Rococo, a galeria colorida da biblioteca É marcado por estátuas e obras de arte de figuras mitológicas e bíblicas.
10. Paris, França
Nome: Biblioteca Sainte-Goate

A biblioteca Sainte-Gegera do século XIX está localizada no movimentado latim quartem em Paris.
A biblioteca foi projetada com um telhado de duas águas suportado por uma fileira de finas colunas de ferro, com estruturas de metal astúcidas emoldurando o teto.
“Isso me impressiona sempre que eu entro, esses arcos são enormes. Eles vão para o céu”, disse ele Phan, de 1000 bibliotecas.
O guia da cidade parisiense chutou para Paris descreveu como “uma biblioteca de Paris que você deve visitar absolutamente”.
__
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.