Os custos do projeto de construção do novo terminal internacional do Aeroporto John F. Kennedy em Nova York (EUA) excedem US $ 9,5 bilhões (R $ 52,6 bilhões no preço atual). O espaço será duas vezes maior que os novos terminais no outro aeroporto da cidade, LaGuardia juntos.
Ainda é um longo caminho para terminar, mas o novo JFK Terminal 1 já está tomando forma. A primeira fase deve ser inaugurada em meados -2026.
Leia mais:
O movimento nos aeroportos brasileiros cresce 10% até 2025
O novo terminal substituirá o que está ativo desde 1998.
Estrutura e design projetados para o passageiro internacional
Este novo terminal será o maior do JFK. As esteiras de bagagem já estão instaladas e você pode ver os contadores de check-in, onde passageiros de empresas como companhias aéreas turcas, Air New Zealand, Etihad Airways, Air China, China Airlines da Taiwan e muitos outros despacharão seu passageiro e apresentarão a passaportes para atendentes.
O novo terminal será dedicado exclusivamente aos passageiros internacionais de vôo, algo que, segundo os desenvolvedores, era fundamental no projeto.
“Desde o primeiro rabisco no papel, pensamos no passageiro internacional”, disse Jennifer Engent, CEO do New Terminal One, o projeto responsável pelo projeto, durante uma conferência de imprensa no aeroporto no mês passado.

O CNBC e outros veículos de imprensa conseguiram conferir de perto o progresso das obras, acompanhadas pelo aumento, no início de julho, em uma das últimas turnês no canteiro de obras antes da inauguração.
Contexto do projeto e investimentos em infraestrutura aeroportuária
O projeto faz parte do plano de renovação de US $ 19 bilhões da JFK, liderado pela Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey. Além do Terminal 1, o Terminal 7 – que atualmente abriga a Alaska Airlines e Aer Lingus – será demolido para dar lugar ao novo Terminal 6, cujos primeiros portões devem ser inaugurados no próximo ano. Para fins de comparação, a reforma do aeroporto de LaGuardia custou cerca de US $ 8 bilhões (R $ 44,3 bilhões).
Com o crescimento do movimento do ar, os aeroportos dos EUA correm para modernizar suas antigas instalações.
De acordo com um relatório divulgado no início deste ano pela Airport Council International-North America, os aeroportos dos EUA precisarão de pelo menos US $ 173,9 bilhões (R $ 963,6 bilhões) em melhorias de infraestrutura entre este ano e 2029.
“Esses investimentos – que giram em torno de US $ 35 bilhões (R $ 193,8 bilhões) por ano – são essenciais para acomodar companhias aéreas e passageiros, melhorando a eficiência das operações, aumentando a qualidade do serviço e a experiência do cliente, além de garantir a resiliência do aeroporto”, diz o relatório.

Preparação para eventos e mudanças operacionais no JFK
O novo Terminal 1 da JFK deve ser aberto em torno do início da Copa do Mundo de 2026, quando alguns jogos ocorrerão no MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey, a cerca de 50 quilômetros do aeroporto.
Mais da metade das companhias aéreas que operam no JFK mudará o terminal nos próximos anos por causa das obras, de acordo com o aumento.
Uma das novas apostas de design, disse ela, é “um terminal banhado em luz natural”. Isto é: sem linhas para a imigração no subsolo.

O lobby de embarque, as áreas de segurança e a imigração estarão no mesmo andar do edifício de três andares, que terá uma enorme parede de janela inclinada. O projeto, feito pelo escritório de arquitetura Gensler, foi inspirado por uma borboleta, com o “corpo” dividindo o terminal pela metade.
O AirTrain, que conecta os terminais do aeroporto e os estacionamentos às estações de trem no Queens, já está passando pelo canteiro de obras e parará no novo terminal assim que for abrir.
A reforma do JFK também inclui melhorias nas estradas de acesso ao redor do aeroporto, onde o tráfego é complicado há anos no maior centro aéreo da região.

Capacidades, conclusão e inovações tecnológicas
A inauguração, programada para meados de -2026, incluirá áreas de embarque, aterrissagem e os 14 primeiros portões, todos capazes de receber grandes aeronaves usadas em voos de longa faixa. O novo terminal poderá receber 14 milhões de passageiros por ano.
Quando o projeto estiver totalmente concluído, o terminal terá 23 portões – 22 para aeronaves grandes e uma para aeronaves menores, como um A320 Airbus ou Boeing 737. O trabalho deve terminar até 2030.
A versão final do Terminal 1 também terá mais de 27.000 metros quadrados de espaço para restaurantes, lojas, lounges e lazer – 16.700 para lojas e comida.

Aument disse que o aeroporto será o único nos Estados Unidos, com lojas isentas de impostos no sistema “Take and Light”. Normalmente, o passageiro compra na loja gratuita e só recebe o produto ao embarcar, mas neste modelo, ele já sai com compras a tempo.
O novo terminal ainda terá seu próprio microrado de energia, com painéis solares no teto. Segundo a empresa responsável, isso garantirá “resiliência total e 100% de manutenção das operações terminais, mesmo em caso de queda de energia”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.