Temu e Shein estão migrando para a Europa, pois suas empresas americanas estão sendo fortemente afetadas por políticas comerciais desfavoráveis. Mas os aplicativos de comércio eletrônico de baixo custo fundados na China podem não ser bem recebidos em seus novos mercados-alvo.
Nas últimas semanas, foram registradas queixas contra Temu e Shein na UE, acusando -as de táticas comerciais desonestas. Isso ocorre enquanto o bloco prepara uma nova taxa fixa de dois euros para pequenos pacotes, anteriormente livres de alfândega, mercados on -line como Temu e Shein.
Especialistas dizem que novos desenvolvimentos podem se preocupar com os sinais de plataformas, pois seus negócios já foram afetados pelo fechamento em maio de uma isenção tarifária para pequenos pacotes dos EUA, além de novas taxas de 54%, ou US $ 100 para os enviados pelos correios.
“À medida que as pressões regulatórias e comerciais se intensificam nos EUA, Temu e Shein estão se tornando cada vez mais se voltando para a Europa e o Reino Unido como mercados críticos de crescimento”, disse Anand Kumar, diretor de pesquisa de cores associado da Colsiight Research, ao diretor de pesquisa associado, CNBC.
No entanto, Kumar disse que as empresas começaram a enfrentar obstáculos regulatórios na Europa e no Reino Unido, que refletem o escrutínio que enfrentaram nos EUA.
“Os costumes de € 2 propostos pela UE são mais do que uma pequena sobretaxa -é uma medida regulatória estratégica que visa conter o crescimento descontrolado de comércio eletrônico transfrontic ultra -iluminado e pode remodelar como plataformas como Shein e Temoum na Europa nos próximos 2 a 3 anos”, acrescentou.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
Shein deve aumentar a fabricação indiana como uma guerra comercial sacas a correntes de suprimentos
Temu acrescenta ‘taxas de importação’ de cerca de 145% após as tarifas de Trump, mais do que dobrando o preço de muitos itens
Pivô da Europa
Temu e Shein aumentaram seus gastos com publicidade na Europa, especialmente no Reino Unido e na França, de acordo com um relatório da Reuters, refletindo seu distanciamento dos EUA.
A crescente importância da UE e do Reino Unido para ambas as empresas também se refletiu nos dados da pesquisa de arestas do consumidor, que rastreia as tendências do consumidor com base em uma amostra de informações de crédito e cartão de débito.
De acordo com os dados enviados para CNBCOs gastos com consumidores da Temu nos EUA caíram cerca de 36% em maio em comparação com o ano anterior, enquanto Shein caiu 13% no mesmo período. A empresa acrescentou que seus dados mostram que alguns dos clientes da Temu e da Shein nos EUA transferiram seus gastos para lojas de departamento tradicionais e varejistas de moda rápida.
Essas tendências coincidem com os dados da Tower Market Intelligence Company, que mostram que o uso dos aplicativos dos EUA e da SHEIN nos EUA está diminuindo significativamente.
No entanto, tendências opostas para as plataformas foram observadas no Reino Unido e na UE. Em maio, o crescimento anual dos gastos do consumidor atingiu 63% na UE e 38% no Reino Unido. Shein teve um crescimento de 19% na UE e 42% no Reino Unido no mesmo período.
Para o TEMU, os dados de borda do consumidor mostraram que o crescimento foi especialmente pronunciado no mercado -chave da França, a segunda maior economia da Europa.
Para capitalizar o impulso na Europa, Temu e Shein expandiram agressivamente suas operações na região, incluindo o aumento da capacidade de armazenamento, experimentando modelos de negócios localizados e aumentando significativamente os gastos em anúncios digitais em mercados -chave como Reino Unido, França e Alemanha, de acordo com Kumar de cor.
“Essa expansão não é meramente oportunista – sinaliza uma mudança estratégica na maneira como essas empresas veem sua próxima fase de crescimento”, afirmou.
“Dito isto, o mercado europeu tem seus desafios. A região impõe regulamentos mais rígidos sobre segurança do produto, proteção do consumidor e concorrência leal, que exige que o temido e o shein investem mais em conformidade e transparência operacional”, acrescentou.
Especialistas dizem que esses desafios e possíveis taxas da UE em pacotes de pequeno valor podem ser sinais de pressões mais futuras para Temu e Shein.
O escrutínio se intensifica
De acordo com a mídia local francesa, o texto de um projeto de “moda anti-moda”, que está em discussão na Assembléia Nacional Francesa, foi recentemente reescrito para discriminar plataformas ultra barretas como Shein e Temu.
O projeto de lei, aprovado pela primeira vez pela Câmara do Parlamento francês em março do ano passado, procura penalizar produtos de moda rápida por seu impacto ambiental.
Enquanto isso, na quinta-feira, a Organização Pan-Europeia dos Consumidores da BEUC apresentou uma queixa à Comissão Europeia contra Shein pelo uso de técnicas enganosas, ou “padrões obscuros” que causam consumo excessivo.
Isso ocorre depois que a Comissão Europeia anunciou sua própria investigação sobre a conformidade de Shein com a legislação do consumidor da UE em fevereiro e, em maio, instou Shein a respeitar as leis de proteção ao consumidor da UE.
A BEUC também apresentou uma queixa contra o Temu, enquanto 17 de seus membros apresentaram a mesma queixa às autoridades nacionais competentes, informou o grupo.
Xiaomeng Lu, diretor de geotecnologia do Eurásia Group, disse à CNBC que o último escrutínio que ele temia e Shein está enfrentando a UE se lembra dos EUA.
““[A Temu e a Shein] Eles oferecem soluções econômicas e uma rede de suprimentos eficientes que se destacam no mundo da moda em constante evolução. No entanto, suas práticas trabalhistas e padrões de direitos humanos podem não se alinhar com mercados de alto valor, como a UE e os EUA ”, disse Lu.
Esse conflito e o “crescente” protecionismo “são os” principais fatores dessas reações regulatórias “, acrescentou.
Nos EUA, as autoridades também questionaram o TEMU por seu suposto não conformidade com a Lei de Prevenção do Trabalho Forçada Uiguur (UFLPA), que proíbe a importação de produtos feitos com trabalho forçado da região chinesa de Xinjiang.
De acordo com Kumar of Color, a Europa, a Europa, por sua vez, está progredindo em direção a uma supervisão mais rigorosa por meio da diretiva de due diligence de sustentabilidade corporativa-que os estados membros da UE têm até julho de 2026 para ingressar em sua legislação nacional.
A diretiva exigiria que as empresas que operassem na UE identificassem e mitigassem violações dos direitos humanos em suas cadeias de suprimentos, divulgassem métricas de impacto ambiental e sustentabilidade e enfrentam consequências legais porque não tomam medidas preventivas adequadas.
Isso significa que Temu e Shein enfrentarão rigorosos requisitos de conformidade da UE, disse Kumar. No entanto, a região ainda oferece oportunidades significativas de expansão em um ambiente comercial global cada vez mais protecionista, acrescentou.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.