Na terça -feira (10), o veterano do setor de tecnologia da IBM apresentou um plano para ter um computador quântico “prático” capaz de resolver grandes problemas antes do final desta década.
Leia mais:
Apple apresenta inovações e frustra os investidores
Apoiado pela Microsoft, os desafios do Mistral French OpenAi e Deepseek lança seu primeiro modelo de raciocínio de IA
Os computadores quânticos atuais ainda são experimentais e enfrentam desafios significativos, incluindo altas taxas de erro. Empresas como IBM, Google e outras estão trabalhando para criar sistemas quânticos mais estáveis e escaláveis.
Potenciais inovações e avanços da IBM
As inovações do mundo real que a computação quântica tem o potencial de abordar incluem o desenvolvimento de melhores combustíveis, materiais, produtos farmacêuticos ou até novos elementos. No entanto, perceber essa promessa sempre parecia um pouco distante.
A IBM insiste que agora está mais perto do que nunca e pode rastrear o caminho para ter um sistema quântico que atenda a casos de uso real.
Esse avanço se deve a um sistema em construção em um data center em Poughkeepsie, Nova York, que a IBM classificou como um movimento pioneiro para tornar o Quantum uma ferramenta de trabalho diário.
O computador quântico da empresa, que deve ser concluído em quatro anos, será a base para uma máquina de próxima geração pronta até 2033, que será dramaticamente mais poderosa em termos da complexidade dos problemas que ele pode resolver.
“Você provavelmente já ouviu as pessoas falarem sobre todas essas coisas, mas realmente temos planos de como construí -lo”, Jerry Chow, pesquisador da IBM e diretor de sistemas quânticos, para a AFP.
A IBM afirma que o salto de desempenho de Starling em relação aos sistemas atuais será comparável à transição de telefones celulares flip para smartphones.
Correção dos erros e desafios restantes
Chow atribuiu a um método inovador de correção de erros e aumento da tolerância a falhas no caminho aberto para Starling.
“As pessoas falam sobre correção de erros como o Santo Graal”, disse Chow. “Isso é realmente necessário para aumentar as soluções em larga escala”.
Enquanto elogiam o “avanço significativo” da IBM, o analista do Gartner, Mark Horvath, observou que ainda existem desafios, apesar do marco, e disse que as aplicações reais do mundo dos sistemas quânticos ainda são “um pouco teóricos”.
Inteligência artificial quântica?
Após várias previsões frustradas, a computação quântica está acelerando rapidamente.
Os gigantes da tecnologia nos EUA, startups, bancos e empresas farmacêuticas estão investindo pesadamente nessa tecnologia revolucionária.
Em abril, a IBM anunciou planos de investir US $ 150 bilhões nos Estados Unidos em cinco anos, incluindo US $ 30 bilhões em pesquisa e desenvolvimento para fortalecer a fabricação de computadores de mainframe e quântica.
A IBM também descreveu uma visão de “supercomputação central quântica”, que envolve o uso de novas tecnologias para complementar os computadores tradicionais, permitindo que cada um brinque com seus pontos fortes.
Se tudo correr como planejado, a computação quântica pode começar a ganhar impulso enquanto a inteligência artificial geral melhora o passo, fornecendo um poder de processamento incrível.
“O potencial é imenso”, disse Chow.
Cada vez mais poderoso
Os computadores quânticos já operam hoje.
A IBM afirma que seus serviços quânticos geraram vendas de US $ 1 bilhão (R $ 5 bilhões), embora os aplicativos atuais permaneçam limitados principalmente à pesquisa.
Enquanto a computação clássica é baseada em bits – a menor unidade básica de informações digitais – com apenas dois estados (0 ou 1), a computação quântica usa basculações com chamadas com possíveis estados infinitos.
O sistema “Bluejay”, programado por quatro anos após o Starling em 2033, operará com 2.000 quibits lógicos e um bilhão de “portas quânticas” – uma referência técnica a operações ou partes de um problema que pode lidar, de acordo com a IBM.
Cada qubit -added Qubit teoricamente dobra a capacidade de computação, permitindo que os computadores quânticos analisem inúmeras possibilidades simultaneamente, resolvendo em minutos, o que levaria milhões de anos de maneira clássica.
“Esta é a coisa mais emocionante que posso gastar meu tempo”, disse Chow, que trabalha na IBM há 15 anos. “Podemos redefinir como a computação no futuro será.”
Competição no campo da computação quântica
A IBM – que está por trás da Microsoft, Amazon e Google em produtos de computação clássica nos últimos anos – afirma ter a maior frota de sistemas de computação quântica do mundo.
No final do ano passado, o Google exibiu um novo chip de computação quântica que, segundo ela, poderia aproximar a computação quântica prática da realidade.
Seu chip personalizado chamado “Willow” faz em minutos o que os líderes dos supercomputadores levariam 10 septilões de anos para concluir, de acordo com a gigante da busca.
Em fevereiro, a gigante da Microsoft Technology revelou seu próprio chip de computador quântico, Majorana 1, dizendo que tornou a tecnologia mais confiável para uso no mundo real.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings