O varejista on -line chinês Temu começou a adicionar “taxas de importação” de cerca de 145% em resposta às tarifas do presidente Donald Trump.
As taxas, que começaram a surgir no fim de semana após os aumentos de preços entram em vigor na sexta -feira, custam mais do que os produtos individuais que os consumidores estão comprando e podem mais que dobrar o preço de um pedido típico.
Por exemplo, um vestido de verão vendido na TEMU por US $ 18,47 custará US $ 44,68 após a adição de US $ 26,21 nas taxas de importação da conta, uma sobretaxa de 142%, mostra uma análise CNBC. Um maiô infantil de US $ 12,44 custará aos compradores US $ 31,12 quando a taxa de importação de US $ 18,68 for considerada, uma taxa impressionante de 150%. Um aspirador portátil listado em US $ 16,93 agora custa US $ 40,11 ao considerar uma taxa de importação de US $ 21,68, o que representa uma margem de lucro de aproximadamente 137%.
“Os itens importados para os EUA podem estar sujeitos a taxas de importação. Essas taxas cobrem todos os processos e custos aduaneiros, incluindo taxas de importação pagas às autoridades aduaneiras em seu nome”, explica o TEMU em seu site. “O valor listado pode não representar o valor real pago às autoridades aduaneiras”.
Os representantes da Tempu não responderam imediatamente a um pedido de comentário.
A varejista rival Shein Descont também aumentou os preços em seu site, mas não parece estar implementando taxas de importação. A empresa adicionou um banner de caixa que diz: “As tarifas estão incluídas no preço que você paga. Você nunca terá que pagar sobre a entrega”.
As medidas ocorrem após o medo e Shein alertaram no início deste mês que aumentariam seus preços depois que Trump impôs uma taxa de 145% em muitas importações da China e prometa acabar com a isenção mínima em 2 de maio. A violação amplamente criticada ajudou a acelerar os impostos por mais tempo.
“Devido a mudanças recentes nas regras e tarifas comerciais globais, nossas despesas operacionais aumentaram”, afirmou a Temu em seu site no início deste mês. “Para continuar oferecendo os produtos que você ama sem comprometer a qualidade, faremos ajustes de preços a partir de 25 de abril de 2025.”
As taxas de importação corroem a proposta de valor que tornou o selo popular entre os consumidores. Temu, que pertence ao gigante chinês de E -Commerce PDD Holdings,
Ele demitiu popularidade nos EUA desde o seu lançamento em 2022, inundando a Internet com anúncios que proclamaram que os usuários podem “comprar como bilionário”. Embora os prazos de entrega possam ser longos, os consumidores migraram para o local porque os preços muito baixos de roupas, eletrônicos e artigos domésticos pagam uma espera extra.
A TEMU permitiu que os consumidores com dificuldades financeiras, como compras de supermercados e moradias, comprassem itens úteis, como roupas novas ou decoração doméstica sem o preço alto. Agora, os preços de muitos de seus produtos estarão mais alinhados com os de concorrentes americanos como Amazon, Walmart e Target, mas eles ainda podem levar mais de uma semana para chegar.
A Tempu reduziu drasticamente sua despesa de anúncios on -line nos EUA desde que Trump anunciou tarifas abrangentes. A classificação de Temu na loja de aplicativos da Apple caiu para a 73ª posição depois de consistentemente entre os 10 primeiros, de acordo com os dados do sensor da torre. Shein está atualmente na 54ª posição, abaixo da 15ª posição no mês passado.
“Foi bom enquanto durou”
Os compradores da Tempu inundaram um fórum do Reddit com postos criticando as taxas de importação impostas pelos preços nos dias desde que a empresa aumentou os preços. Em um post intitulado “Descanse em paz, medo, foi bom enquanto durou”, um usuário escreveu que o preço dos itens “demitido” na sexta -feira.
“Para comprar como um bilionário para comprar como um camponês um dia”, escreveu um usuário em outro post do Reddit no sábado.
Alguns veículos de notícias e consumidores registraram aumentos modestos nos preços dos itens individuais vendidos na TEMU – antes das taxas de importação. Parece que as novas taxas estão sendo aplicadas apenas a produtos que não são vendidos em armazéns locais nos EUA. No ano passado, a Temu trabalhou para construir centros de distribuição dos EUA para se proteger de tensões comerciais e, segundo relatos, pressionou alguns vendedores a armazenar seus inventários nos EUA.
Recentemente, a Temu promoveu produtos enviados localmente para consumidores americanos, em vez dos enviados diretamente da China. Essa tendência só se intensificou à medida que a empresa aumentou os preços e adicionou taxas extras.
Por exemplo, uma análise da página “Lightning Oferece” da Temu mostrou na segunda -feira que mais de 75% dos produtos oferecidos tinham o rótulo “local”. Quando os consumidores clicam em itens, um banner verde brilhante com as palavras “sem taxas de importação” é destacado na parte superior.
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Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.