O fechamento do espaço aéreo do Paquistão para a Indian Airlines na última quinta -feira está forçando as transportadoras a mudar algumas rotas que conectam a Índia à Europa, América do Norte, Ásia Central e Oriente Médio.
A Indian Airlines – incluindo Air India, Indigo, Akasa Air e SpiceJet – agora precisa fazer vôos mais longos e, portanto, mais caros em algumas rotas oeste. O desvio pode forçar alguns vôos a parar para reabastecer ou até cancelar completamente determinadas rotas.
A Indigo, a maior companhia aérea do país em participação de mercado, disse que espera que alguns vôos internacionais sejam afetados, enquanto a Air India disse que alguns de seus vôos ou destinos na América do Norte, Europa e Oriente Médio seguirão rotas alternativas mais longas. Ambas as declarações foram feitas na semana passada na plataforma de mídia social X.
A Air India não respondeu à consulta do CNBC sobre o número de rotas afetadas. Indigo afirmou que cerca de 50 rotas podem ser impactadas, enquanto os vôos para Alcaty, Cazaquistão e Tashkent, Uzbequistão, foram temporariamente suspensos.
O fechamento do espaço aéreo ocorre em meio a uma troca de ações de retaliação entre os vizinhos nucleares, após o assassinato de 26 turistas na pitoresca cidade de Pahalgam, no estado de Jammu e Caxemira, administrado pela Índia.
A Índia liga o massacre aos militantes paquistaneses, que o Paquistão nega. O Paquistão solicitou uma investigação “neutra” sobre o incidente, que reacendeu as tensões sobre o território contestado por ambos os países.
Novas rotas e paradas para reabastecer
O voo A1101 da Air India, de Nova Délhi para Nova York, no sábado, fez uma parada de Copenhague para reabastecer, de acordo com o Serviço Global de Rastreamento de Voo Fleghtradar24. O voo, que geralmente é direto, chegou quase seis horas após o horário habitual de chegada, de acordo com o seu site.
No mesmo vôo da sexta -feira, a rota foi desviada para Viena, chegando cerca de quatro horas após o esperado, de acordo com o Flightradar24.
As restrições do Paquistão também podem prejudicar a competitividade das companhias aéreas indianas com outras transportadoras, que podem continuar voando sobre o Paquistão.
O fechamento do espaço aéreo da Rússia levou algumas companhias aéreas européias a reduzir e, em alguns casos, remover os serviços para a China, pois o custo de voar pela Rússia era muito maior para as transportadoras européias do que para os chineses, que não estavam sujeitos a restrições. No entanto, a Rússia – e seu espaço aéreo – é significativamente maior que o do Paquistão.
Impacto nas rotas internacionais da Índia
A Indian Airlines opera a maioria dos vôos internacionais do país, com mais de 9.000 partidas internacionais programadas para este mês, de acordo com a Cirium Aviation Analysis Company.
Desses vôos, a Air India possui 519 voos programados para a Europa e 309 para a América do Norte, de acordo com os dados do Cirium.
No entanto, a empresa “pode voar sobre a Rússia para chegar à América do Norte” em alguns voos, disse um representante do Cirium à CNBC Travel.
Muitos vôos que conectam cidades do norte da Índia ao Oriente Médio voam diretamente sobre o Paquistão – uma região -chave para trabalhadores e turistas indianos.
Metade (49,3%) das viagens internacionais da Índia em 2023 foi para o Oriente Médio, de acordo com o India Tourism Data Compêndium 2024.
Os Emirados Árabes Unidos são o destino mais popular, atraindo cerca de 7,2 milhões de cidadãos indianos – dos quais 50% são trabalhadores migrantes indianos, 41% são turistas de lazer e recreação, enquanto os 9% restantes são viajantes de negócios, de acordo com dados de turismo indiano.
Preços mais altos?
A Indian Airlines terá um custo mais alto, mas os passageiros podem não ver um aumento significativo nas tarifas devido ao fechamento do espaço aéreo do Paquistão, disse John Grant, analista -chefe da Oag Aviation Intelligence Company.
“É mais simbólico do que algo que prejudica significativamente as companhias aéreas indianas”, disse ele. “Esses tipos de incidentes por si só provavelmente não levarão a um aumento de tarifas”.
O fechamento do espaço aéreo do Paquistão por cinco meses para a Indian Airlines em 2019 custa cerca de 7 bilhões de rúpias indianas (US $ 82 milhões), de acordo com a mídia local.
As tarifas de vôo, no entanto, já caíram em pelo menos uma rota. Abril é tipicamente o mês mais caro para voar de Nova Délhi para Srinagar – a maior cidade de Jammu e Caxemira – com preços médios que variam de US $ 175 a US $ 255, de acordo com o Google Vows.
Na próxima semana, os vôos para a cidade, com cerca de 1,2 milhão de habitantes, estão sendo vendidos por US $ 150, como mostrou o site.
Air India e Indigo, em postos separados em X na semana passada, relataram que reembolsariam ou retomam o Sinar até 7 de maio, em meio a cancelamentos em massa de reservas de viagem para a região.
Ambas as empresas adicionaram voos a Sinar para acomodar viajantes que estão correndo para deixar a região após o massacre da semana passada.
Turismo em Caxemira
O turismo de Cashmira, conhecido por suas belas montanhas cobertas de neve e vales pitorescos, tem crescido sem precedentes nos últimos anos, disse Muheet Ul Islam, jornalista e cineasta que mora na região.
Ele disse que, à medida que a indústria aumentava e os investimentos aumentavam, as pessoas de outras profissões deixaram seus empregos para ingressar no setor.
Mas agora, “há um silêncio absoluto na região”, disse ele.
“Conversei com alguns turistas que disseram que não voltarão ao vale de Cashmire – nunca mais”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.