O presidente dos EUA, Donald Trump, surpreendeu os mercados mais uma vez com um anúncio abrupto na sexta -feira (30) de que aumentará as tarifas sobre importações de aço de 25% para 50% na quarta -feira (4).
Mas, embora se espera que o impacto inflacionário nos preços domésticos dos EUA seja grave, o efeito na Europa será mais misto, de acordo com analistas – com alguns compradores e fabricantes e pode se beneficiar de preços mais baixos.
“Foi uma surpresa absoluta. Os preços do aço já estão mais altos do que em qualquer outro lugar, e o país é um importador líquido que precisa ter volumes entrando. Tudo isso faz com que os preços aumentem lá”, disse Josh Spoores, chefe de análise de aço da CRU, à CNBC na segunda -feira (2).
Canadá e México são os maiores exportadores de aço para os EUA, com outras fontes importantes, incluindo Brasil, Coréia do Sul e Alemanha.
As últimas notícias sobre tarifas podem redirecionar o aço para outros mercados, como a Europa, disse Spoores, pressionando preços baixos.
“Alguns fabricantes da Europa podem se sair melhor pela construção de produtos com uso intensivo de aço internamente e exportando -os para os EUA, à medida que os preços sobem lá”, continuou ele. “Automotivo, a construção de produtos e aparelhos são todos produtos que sentirão o impacto”.
Ele disse que na Europa, os compradores de aço estão potencialmente vencendo.
Mas nem todas as empresas devem se beneficiar.
Rella Suskin, analista de ação da Morningstar, observou em comentários por e-mail que a BMW alemã
Ele separou o impacto esperado de taxas diferentes em seus resultados de 2024 e sinalizou um efeito negativo – da ordem de “um valor alto de três dígitos em milhões” – das atuais tarifas de 25% em aço e alumínio.
As ações da BMW caíram 1,8% nas negociações no início da tarde de segunda -feira (2), com o setor automotivo europeu em geral, recuando 1,8%. Suskin continuou dizendo que parte do impacto de 50% das tarifas seria compensada para a BMW para o recente afrouxamento das restrições automotivas de Trump e também sinalizou a possibilidade de um futuro acordo entre a Casa Branca e as montadoras alemãs.
O desenvolvedor da ORS da ORS Steed Eólica também pode ser impactado negativamente, disseram analistas do Citi, liderados por Jenny Ping, em comunicado aos clientes, porque a empresa não possui uma cadeia local de suprimentos para turbinas eólicas locais nos EUA.
Margens de produção de aço erosão
As medidas mais recentes de Trump terão um grande impacto na indústria siderúrgica européia – que ainda se recuperará da taxa de 25% imposta em março – de acordo com Kaye Ayub, chefe de análise de preços e previsões da consultoria britânica de consultoria em aço internacional.
“A demanda por aço já está baixa em toda a Europa, corroendo os preços e as margens de lucro dos siderúrgicos nacionais. Isso forçou muitos produtores a cortar a produção e fechar fábricas, enquanto lutava para competir com as importações de aço de baixo custo produzidas em países onde os custos de produção são muito mais baixos”, disse ela.
A União Europeia criticou duramente o anúncio de Trump no fim de semana, ameaçando contratar e argumentar que a decisão “aumenta ainda mais a incerteza na economia global e aumenta os custos para consumidores e empresas de ambos os lados do Atlântico”.
Qualquer redução de 3,89 milhões de toneladas de métricas de aço produzidas na UE que foi exportada para os EUA em 2024 devido a barreiras comerciais “provavelmente agravaria o suprimento excessivo de aço na Europa, aplicando maior pressão descendente nos preços de venda”, disse Ayub.
Ela concordou que parte do baixo custo de origem asiática destinada aos EUA será desviada para a Europa. “Mesmo com as medidas comerciais da UE e do Reino Unido, isso pode minar as tentativas dos produtores nacionais de manter a lucratividade”.
Por outro lado, os siderúrgicos americanos podem se beneficiar de preços mais altos de vendas se ocorrerem novos aumentos agora, mesmo com o aumento dos custos dos fabricantes e da inflação dos EUA, acrescentou.
A incerteza aumenta no Reino Unido
Ainda não está claro o que o recente shake de Trump no mercado pode significar para o Reino Unido, que anunciou o esboço de um acordo comercial com os EUA em maio, mas ainda não garantiu uma isenção das tarifas de aço.
Gareth Stace, chefe da Associação Industrial de aço do Reino Unido, disse em comunicado que os siderúrgicos nacionais tinham “medo de ser cancelados, alguns dos quais provavelmente seriam enviados pelo Atlântico”.
No geral, o último anúncio de Trump aumenta a crescente dor de cabeça para quase todas as empresas como resultado de políticas comerciais voláteis, disse Josh Spoores, da CRU.
“Não espero que isso se torne político em três meses. Mesmo em três semanas, ainda não está claro”, disse ele à CNBC.
“Essas taxas estão em um nível muito alto e afetarão uma enorme comunidade de fabricantes que contribuem enormemente para o PIB e o emprego, para que haja lobby sobre isso”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.