O recém -nomeado smartphone da Organização Trump provavelmente será fabricado na China, dizem os especialistas, apesar das alegações de que o dispositivo será feito nos EUA.
De propriedade do presidente dos EUA, Donald Trump, a empresa anunciou na segunda -feira (16) T1, um dispositivo de ouro que, segundo ele, custará US $ 499. O smartphone executará o sistema operacional Android do Google.
A organização Trump diz que o telefone será “fabricado nos Estados Unidos” – mas os especialistas observam que o telefone provavelmente foi projetado e fabricado por uma empresa chinesa.
“Não há como o telefone ter sido projetado a partir do zero e não há como ser montado nos EUA ou totalmente fabricado nos EUA”, disse à CNBC Francisco Jeronimo, vice -presidente da International Data Corporation, na terça -feira (17). “Isso é completamente impossível.”
Jeronimo sugeriu que o telefone provavelmente seria produzido por um fabricante chinês de dispositivos originais (ODM) – um tipo de empresa que projeta e produtos de fábrica com base nas especificações de outra empresa.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
Por que a ameaça de taxas no iPhone pode não ser suficiente para trazer produção para os EUA
“Apesar de ter sido anunciado como um telefone fabricado nos Estados Unidos, é provável que este dispositivo seja produzido inicialmente por um ODM chinês”, disse Blake Przesmicki, analista da Counterpoint Research, em comunicado na segunda -feira.
Jeff Fieldhack, diretor de pesquisa da Counterpoint Research, acrescentou que “os EUA não têm capacidade de fabricação local prontamente disponível”.
A fabricação de smartphones ganhou destaque depois que Trump ameaça impor tarifas aos dispositivos importados dos EUA. Embora isso ainda não tenha sido concluído, o presidente dos EUA investiu pesadamente na cadeia de suprimentos da Apple, instalando o fabricante do iPhone para fabricar seu principal dispositivo nos EUA. O apelo faz parte do desejo mais amplo de Trump de ver mais fabricação de eletrônicos nos EUA.
Vários especialistas observaram que tornar os iPhones nos EUA seriam quase impossíveis e certamente aumentariam substancialmente o preço do produto. Além disso, o início da fabricação em grande escala nos EUA levaria vários anos.
O telefone precisará de componentes estrangeiros
Mesmo que parte da fabricação do dispositivo tenha sido feita nos EUA, as cadeias de suprimentos de smartphones são globais e os componentes dos dispositivos vêm de vários países.
T1, da organização Trump, não é diferente. Embora nenhuma informação tenha sido revelada sobre componentes específicos, as especificações podem dar uma rastrear o que esperar.
O dispositivo terá uma tela AMOLED de 6,8 polegadas, um tipo de tela fabricada principalmente pela empresa sul-coreana Samsung. A LG, outra empresa sul -coreana, também produz a tela, assim como o BoE chinês.
Para fins de comparação, o iPhone 16 Pro Max da Apple possui uma tela de 6,9 polegadas e começa em US $ 1.199.
Com o preço de US $ 499 do T1, o smartphone provavelmente usará um processador da empresa MediaTek de Taiwan, que seria fabricada em Taiwan. Se o dispositivo contivesse um chip Qualcomm, provavelmente também precisaria ser fabricado em Taiwan.
A câmera de 50 megapixels anunciada pelo telefone, por sua vez, exigirá chips de detecção de imagens – um mercado dominado pela empresa japonesa Sony para smartphones. Existem empresas menores na China e em outros lugares.
A memória do dispositivo é uma área que poderia usar a tecnologia americana, potencialmente da Micron,
que fabrica seus componentes nos EUA. Mas outras empresas, como a Samsung sul -coreana, podem ser fornecedores em potencial.
“Mesmo com a disponibilidade local de fabricação, a empresa deverá depender de componentes importados de fora dos EUA”, disse Fieldhack, da Counterpoint Research.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.