A Tencent passou anos se consolidando como um gigante de jogos e redes sociais na China e, nesse processo, também desenvolveu suas habilidades na computação em nuvem.
Agora, a empresa de tecnologia quer trazer essa experiência para a Europa, pois acelera a expansão internacional de sua divisão em nuvem, Dowson Tong, CEO do grupo em nuvem de Tencent, disse ao The the CNBC.
“Temos pontos fortes e habilidades em áreas tecnológicas muito específicas, bem como setores industriais”, disse Tong em entrevista na semana passada. “São capacidades tecnológicas muito únicas, desenvolvidas ao longo de muitos anos, originárias de nossos produtos na China”.
Leia também:
Tencent apostas nos 1,4 bilhões de usuários do WeChat Empire para avançar na corrida de IA da China
A gigante de tecnologia chinesa Tencenta sobe 13% na receita com forte crescimento na unidade de jogo
O lucro de Tencent no quarto trimestre dispara 90% impulsionado por jogos e publicidade
“Nosso objetivo é trazer muito dessa experiência tecnológica para a Europa. Estamos conversando com vários clientes em potencial interessados”.
A aposta de Tencent na Europa colocará a empresa em competição com os gigantes dos EUA – Amazon, Microsoft e Google (alfabeto) – que juntos detêm 70% do mercado europeu de computação em nuvem.
Mas a empresa chinesa espera se destacar ao se concentrar em áreas específicas nas quais construiu know-how.
De acordo com Tong, isso inclui tecnologias em nuvem destinadas a otimizar o streaming de vídeo, garantindo uma experiência de jogo fluida e desenvolvimento e hospedagem de “super aplicativos”, como o WeChat – o maior serviço de mensagens da China.
O WeChat é amplamente considerado pioneiro em super aplicativos, um conceito que se refere a aplicativos multifuncionais, que combinam recursos como mensagens e pagamentos.
Tong citou como um exemplo o trabalho de Tencent em parceria com o operador francês Orange, apoiando o aplicativo de TI Max na África. Na área dos jogos, a tecnologia em nuvem de Tentent pode reduzir a “latência”, um termo técnico que se refere ao atraso entre as ações do jogador e o que acontece na tela.
A empresa chinesa também aposta que as empresas européias preferem trabalhar com vários provedores de nuvem, em vez de apenas um ou dois principais players.
“Essa é, de fato, uma estratégia deliberada nossa, para que os clientes se sintam mais confortáveis usando nossa tecnologia, especialmente em um ambiente de nuvem múltipla”, disse Tong, acrescentando que os clientes desejam ter a possibilidade de entrevistar.
Aposta em IA
As empresas de computação em nuvem enfatizaram cada vez mais as ferramentas de inteligência artificial como uma maneira de gerar receita e diferenciar suas ofertas de concorrência.
A Tencent desenvolveu na China seu próprio modelo fundamental de inteligência artificial, chamado Hunyuan, mas também usa modelos criados por outra empresa chinesa, Deepseek, em seus produtos.
Tong disse que a Tencent adotará uma abordagem semelhante na Europa, possivelmente oferecendo produtos com base nos modelos desenvolvidos no continente.
“Nosso foco será o fornecimento de ferramentas que funcionam com diferentes modelos fundamentais – no final, é o cliente que decide qual modelo funciona melhor para ele”, disse Tong à CNBC.
“No final do dia, sempre recorremos aos nossos clientes, identificamos os problemas que desejam resolver, oferecemos as ferramentas para que possam atingir seus objetivos e obter os ganhos de eficiência de custos que podemos fornecer”.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.