O líder da oposição, a deputada federal Caroline de Tone (PL-SC), esteve presente na manhã de terça-feira (17), em uma reunião com o prefeito, Hugo Motta (republicanos-PB) e líderes da oposição.
Na noite de segunda -feira (16), a Câmara dos Deputados aprovou, para 346 votos para 97O pedido urgente do projeto de decreto legislativo que sustenta o aumento do imposto sobre operações financeiras (IOF), decretado pelo governo federal no início de junho. Com a aprovação, o projeto pode ir diretamente para o voto plenário sem aprovar comissões.
A reunião ocorreu em Brasília e se concentrou na agenda do mérito de IOF, na anistia envolvida nos atos de 8 de janeiro e na situação dos parlamentares investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior de Justiça (STJ).
“Acreditamos que o IOF será votado, com certeza, pelo número do voto”, disse o deputado durante uma conferência de imprensa logo após a reunião. Segundo ela, há expectativa entre os oposicionistas de que a proposta avança no plenário.
Leia também:
Lula decide ir pessoalmente em articulação sobre ioft
Setor produtivo critica mudanças no IOF e alertas para descarregar no custo de vida
O governo publica novas regras da IOF e cria novos impostos sobre aplicativos financeiros e de criptografia
Anistia a condenar por tentativa de golpe d’état
Outro tópico discutido foi a anistia para as pessoas condenadas por atos de tentativa de golpe. Caroline de Tone apontou que o grupo defende o voto da anistia, mesmo sem a instalação de um comitê especial. “A anistia tem que ser votada”, disse ele.
O parlamentar relatou uma preocupação com a situação de mais de duas mil pessoas afetadas, e mil delas usam tornozeletas eletrônicas e algumas são exiladas em outros países. “Queremos dar uma solução para essas pessoas, muitas das quais não fizeram nada”, disse ele.
Outro ponto da agenda foi a alegação de perseguição política aos parlamentares da direita. Segundo Caroline, atualmente, 38 deputados e senadores são alvos de investigações ou processos na Suprema Corte e no STJ, principalmente sob o exercício do mandato. Ela sugeriu a Hugo Motta para tornar os tribunais solicitando a lista de processos e consultas em andamento.
O prefeito teria se comprometido a produzir o documento e participar de uma reunião com o escritório do advogado às 14h de terça -feira para lidar com o assunto. Segundo Caroline, a agenda também deve ser levada ao plenário da Câmara.
O deputado disse que a oposição quer “analisar o texto da anistia” antes de qualquer voto. Ele reforçou a disposição de discutir alternativas para que a medida tenha um efeito prático e não seja questionado no Supremo.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings