O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, Ele realizou uma reunião virtual na quarta -feira (23) com os oito senadores que irão aos EUA para negociar as 50% das taxas impostas aos produtos brasileiros, que devem entrar em vigor em 1º de agosto. A missão partirá na sexta -feira (25) e os parlamentares devem cumprir segunda -feira 28, quarta -feira, 30.
“Alinhamos os próximos passos da missão diplomática com foco, diálogo e cooperação”, escreveu o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão que negociará as taxas na reunião realizada com Itamaraty.
Leia também:
Siga a cobertura real da guerra comercial
O Brasil sinaliza a OMC de que procurará maneiras legais se a negociação nas tarifas falhar
Haddad diz que preparará um plano de resposta para tarifas
O esforço do Senado, que procura negociar ou atrasar as taxas de atraso, foi criticado pelo vice-vice-Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O político compartilhou em seu perfil X (ex -Twitter) um vídeo no qual o blogueiro Paulo Figueiredo chama os ex -ministros de Bolsonaro de “traidores da pátria” por integrar a missão.
O senador de astronauta Marcos Pontes (PL-SP) foi o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações durante o governo de Jair Bolsonaro e o senador Tereza Cristina (PP-MS) atuou como Ministro da Agricultura, Livestock e Fornecimento na mesma gestão.
O filho do ex -presidente rejeita as tentativas de reverter a tarifa e afirma que a única solução para impedir a imposição de taxas é uma anistia “ampla, geral e irrestrita” para os condenados pela trama do golpe, incluindo seu pai.
Eduardo afirmou que “esses parlamentares não falam em nome do presidente Jair Bolsonaro” e que a missão dos senadores está “condenada ao fracasso”. O vídeo do blogueiro Paulo Figuedo, anexado ao cargo de Eduardo, afirma que os senadores nem serão recebidos por funcionários de alto ranking.
A missão do Senado também tem a presença de petistas, como o senador Jaques Wagner (PT-BA), que motivou o maior número de críticas a Eduardo. “O constrangimento piora com a presença de senadores ligados ao Partido Lula, um político que adota sistematicamente posturas hostis para os EUA”, escreveu ele em seu X.
Na segunda -feira passada (21), o filho do ex -presidente afirmou que participou de reuniões com membros do governo dos EUA em que a tarifa foi discutida. O presidente americano, na carta em que relatou as taxas, pediu o fim do julgamento de Jair Bolsonaro e disse que as investigações sobre sua participação na trama do golpe é uma “caça às bruxas”.
Segundo o senador Jaques Wagner, que faz parte da missão, o governo dos EUA não responde a tentativas de negociar. “Há uma carta entregue ao governo dos EUA desde 16 de maio que ainda não foi respondida. Espero que tenhamos sucesso”, disse ele em um vídeo em seu X.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings