Brazilian senators had a first working meeting on Saturday since Saturday in Washington, United States, as part of the official mission to the US capital to discuss 50% tariffs to Brazilian products, starting on August 1. Teresa Cristina (PP-MS), Nelsinho Trad (PSD-MS), Esperidião Amin (PP-SC), astronaut Marcos Pontes (PL-SP) and Fernando Farias (MDB-AL) were participou da Teresa Cristina (PP-MS).
A reunião foi preparada e focada em atualizar os parlamentares sobre tópicos prioritários e alinhar os pontos que devem ser discutidos em reuniões com congressistas e representantes dos EUA do setor produtivo dos EUA.
“O objetivo era promover uma atualização do tema e alinhar os pontos que devemos abordar ao longo da missão. Esta preparação é fundamental para garantir um desempenho coesivo, institucional e estratégico em nome do Brasil”, disse o senador Nelsinho TRANS (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Coordenador da Missão, em uma declaração.
Os senadores Carlos Viana (Somos-MG), Jacques Wagner (PT-BA) e Rogétio Carvalho (PT-SE) devem chegar a Washington neste domingo.
Leia mais:
EUA afirmam que o prazo para as tarifas termina em 1º de agosto, sem extensão
“Há uma grande vontade de negociar”, diz o ex -Camex Roberto Gianetti sobre tarifas
A missão oficial do Senado brasileiro à capital americana ocorre em meio ao início do recesso parlamentar nos EUA. A Câmara dos Deputados foi recuperada na semana passada, enquanto o Senado Americano deve ter uma sessão até 31 de julho.
Com a agenda parlamentar esvaziada, o foco da missão brasileira deve ser o setor corporativo. As tentativas do Brasil de negociações com os EUA ganharam corpo nos últimos dias, mas nenhum avanço ocorreu em meio ao medo de que os americanos adotem novas sanções contra o país.
O presidente dos EUA, Donald Trump, deve assinar uma ordem executiva nos próximos dias com justificativas legais para tributados de produtos importados do Brasil em 50%, de agosto, conforme relatado pela imprensa. Isso ocorre porque a investigação do Escritório de Representação Comercial dos EUA (USTR) para investigar práticas comerciais injustas no Brasil, o que também teria o mesmo objetivo, poderia consumir mais tempo.
Na semana passada, os senadores americanos enviaram uma carta ao presidente Trump, criticando a tributação ao Brasil. No documento, eles acusam o chefe da Casa Branca de “abuso de poder” e isso interfere no sistema legal de uma nação soberana cria um “precedente perigoso” e causa uma “guerra comercial desnecessária”.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings