O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no domingo que os Estados Unidos adotarão novas taxas se um acordo comercial não for fechado com a União Europeia.
Em uma reunião com o presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Trump comentou o progresso das negociações e defendeu a aplicação de medidas tarifárias como uma maneira de equilibrar as relações comerciais.
“Este é o maior parceiro comercial do mundo. Se não houver acordo, teremos tarifas. Eles farão o que precisam. O acordo é o maior de todos e deverá acontecer. Não adiaremos o início das tarifas em 1º de agosto”, disse Trump.
Ele estimou que há 50% de chances de ser alcançado e mencionado que ainda existem três ou quatro pontos pendentes, sendo o principal o critério de justiça em trocas entre os dois blocos. Trump também afirmou que deseja um acordo que beneficie as duas partes, mas reiterou que o país está preparado para seguir as taxas, se necessário.
Leia mais:
Os senadores brasileiros têm a primeira reunião de missão para tarifas em Washington
A tarifa remove o investidor estrangeiro da bolsa de estudos, que deve ter o pior julho em 4 anos
Tarifas de ferro e alumínio
Trump apontou que setores como ferro e alumínio já estão sujeitos a 50%de tarifas. Segundo ele, a coleção proveniente dessas medidas foi expressiva. “Você viu os números. Tivemos uma enorme quantidade de dinheiro no último mês”, disse ele.
O presidente também afirmou que a política tarifária incentivou as empresas a investir em produção nos Estados Unidos. Ele citou a construção de fábricas de aço, alumínio, inteligência artificial e veículos como uma conseqüência direta das barreiras aplicadas. “Se eles não querem pagar tarifas, a melhor maneira de fazer isso é apenas construir sua planta nos EUA”.
Crítica à barreira européia
Trump criticou o que chamou de desequilíbrio no acesso ao mercado. Ele disse que os Estados Unidos estão abertos a produtos europeus, mas enfrentam dificuldades em exportar carros e produtos agrícolas. “A Europa está muito fechada. Não vendemos carros para a Europa”, disse ele.
O presidente também mencionou que montadoras europeias como Mercedes, BMW e Volkswagen vendem milhões de carros nos EUA. Comparado, ele citou o Japão como um exemplo de um país com o qual foi possível assinar um acordo considerado eficaz.
– Quão estúpido o Irã tem que ser querer enriquecer o urânio? Diz Trump
O presidente americano Donald Trump também afirmou que o Irã não foi feliz em suas falas por ainda querer enriquecer o urânio.
Depois de comentar sobre a doação de US $ 60 milhões para compra de alimentos para Gaza – e reclamando que ele não estava agradecido e que não havia reconhecimento de nenhum lado, ele comentou sobre a situação no Oriente Médio.
“O Irã pegou muito por um bom motivo”, disse Trump à imprensa ao lado do presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, antes de negociar um acordo entre a União Europeia e os EUA.
O presidente dos EUA também disse que a Venezuela continua sendo um problema para os EUA por supostamente enviar imigrantes e drogas para o país.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings