Em meio a uma guerra prolongada, uma queda no preço do petróleo, sanções estritas e uma economia de declínio, Russo Rubl está surpreendentemente em ascensão.
De acordo com o Bank of America, Rublo é, até agora, a melhor moeda de desempenho do mundo até 2025, acumulando uma apreciação de mais de 40%. A impressionante recuperação deste ano é fortemente contrasta com os últimos dois anos, quando a moeda sofreu uma desvalorização acentuada.
O que está dirigindo a moeda russa?
O fortalecimento de Rublo está mais relacionado ao controle de capital e à aperta da política monetária do que com um aumento repentino na confiança de investidores estrangeiros, disseram analistas CNBC. A fraqueza do dólar também atua como um bônus adicional.
Brendan McKennaO economista da taxa de câmbio internacional de Wells Fargo, lista três razões para a descarga de Rublo: “O Banco Central optou por manter as taxas relativamente altas, os controles de capital e outras restrições de câmbio foram reforçadas, e houve algum progresso – ou tentativa de progresso – nas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia”.
Leia também:
A Rússia reduz o interesse pela primeira vez desde 2022 em meio a alívio da inflação
O Banco Central da Rússia adotou uma postura restritiva para conter alta inflação, mantendo a taxa de juros em 21% e com o crédito. Os altos custos de empréstimos estão desencorajando as empresas locais a importar mercadorias, o que reduz a demanda por moeda estrangeira por empresas e consumidores russos, apontam especialistas do setor.
Com o consumo doméstico enfraquecido e a oferta adequada de rublos, houve uma queda na demanda por moeda estrangeira entre os importadores locais, explicou Andrei Melaschenko, economista da Renaissance Capital. Isso beneficiou Rublo, pois os bancos não precisam vender rublos para comprar dólares ou yuans.
Os exportadores russos precisam receber rublos ou pelo menos converter pagamentos em dólares em moeda local, o que eleva a demanda. Os importadores, por outro lado, pararam de comprar produtos estrangeiros e, portanto, não precisam mais vender rublos para pagar em dólares.
No primeiro trimestre de 2025, houve um “excesso de inventário” em eletrônicos de consumo, carros e caminhões, que foram importados ativamente no segundo semestre do ano passado, em antecipação ao aumento das tarifas de importação, de acordo com o economista baseado em Moscou. A desaceleração do consumo foi mais intensa em bens duráveis, precisamente aqueles que compõem uma parte significativa das importações russas, disse Melaschenko.
Outro fator importante para a apreciação de Rublo este ano é o fato de que os exportadores russos, especialmente do setor de petróleo, estão convertendo receitas em moeda estrangeira em rublos, analistas. Segundo o governo, grandes exportadores são obrigados a reportar parte dessas receitas e trocá -las com rublos no mercado local.
Entre janeiro e abril, a venda de moedas estrangeiras pelos maiores exportadores russos totalizou US $ 42,5 bilhões, de acordo com dados do Banco Central da Rússia (CBR). Isso representa um aumento de quase 6% em comparação com os quatro meses anteriores.
A redução no fornecimento de moeda também apoiou Rublo, disse Steve Hanke, professor de economia aplicada da Universidade Johns Hopkins.
Segundo ele, em agosto de 2023, a taxa de crescimento do volume de caixa emitida pela CBR foi de 23,9% ao ano. Desde janeiro, no entanto, esse número tem sido negativo -está atualmente contraindo a uma taxa anual de -1,19%.
Além disso, a eleição do presidente dos EUA, Donald Trump, reacendeu as expectativas de um possível acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia, que trouxe algum otimismo ao mercado, de acordo com McKenna, da Wells Fargo. A expectativa da Rússia de reintegração da economia global levou parte da capital a retornar aos ativos de rublo tão chamados, mesmo diante dos controles de capital, um fator que também ajudou a fortalecer a moeda.
É alto sustentável?
Apesar da apreciação atual, os analistas alertam que o desempenho de Ruflo pode não ser sustentado. Os preços do petróleo, o principal pilar das exportações russos, caíram significativamente até 2025, o que pode afetar negativamente a entrada de moeda estrangeira no país.
“Acreditamos que o rublo está próximo do seu limite e pode começar a enfraquecer em breve”, disse Melaschenko. “Os preços do petróleo caíram muito, o que deve ser refletido em uma redução na receita de exportação e na venda da parcela em moeda estrangeira dessas receitas”, acrescentou.
Embora conversas pacíficas entre a Rússia e a Ucrânia ainda não tenham gerado avanços concretos, McKenna observa que um possível acordo de paz poderia enfraquecer o Rublo, pois medidas como restrições de moeda que apóiam a moeda podem ser removidas.
“Rublo pode se desvalorizar rapidamente no futuro, especialmente se um cessar -fogo ou acordo for alcançado”, disse ele.
“Nesse cenário, é provável que os controles de capital sejam completamente suspensos e o banco central reduz as taxas de juros aceleradas”, acrescentou.
Impactos econômicos
Os exportadores russos também enfrentaram margens de lucro menores, de acordo com analistas, especialmente no setor de petróleo, diante da queda nos preços globais de commodities. O governo também sente a pressão: os preços mais baixos do petróleo, combinados com um rublo mais forte, são receitas corroídas com petróleo e gás.
As finanças do governo são altamente sensíveis a variações no preço do petróleo bruto. Segundo Heli Simola, economista sênior do Banco da Finlândia, as receitas de petróleo e gás representaram cerca de 30% da receita federal da Rússia em 2024.
“O Ministério das Finanças foi forçado a apelar com mais frequência ao Fundo Nacional de Bem -Estar para cobrir os gastos”, disse Melaschenko. “E pode haver cortes adicionais nas despesas de não prioridade se essa tendência continuar”.
Ainda assim, fora do comércio de petróleo, a Rússia permanece amplamente isolada do mercado global. “Ou seja, um rublo mais fraco não contribui muito para a competitividade comercial do país”, concluiu McKenna.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.