O Alemanha Pode enfrentar mais dois anos de recessão se uma guerra comercial com os Estados Unidos piorar significativamente, avisasse o Banco Central na sexta-feira (6)-um prognóstico sombrio para a principal economia da Europa, que já enfrenta dificuldades.
Se as tarifas anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, forem totalmente aplicadas a partir de julho e a União Europeia retaliou, a produção alemã deverá diminuir 0,5% este ano e 0,2% em 2026, de acordo com as projeções do Bundesbank.
Isso seria devido a uma “queda acentuada nas exportações e uma incerteza significativa que pesa nos investimentos”, afirmou a instituição.
O crescimento retornaria apenas em 2027, com uma recuperação estimada de 1%.
Leia também:
Em frente ao drama de Trump e Musk, o chanceler da Alemanha deixa os EUA com uma vitória discreta
Motor tradicional de crescimento da zona do euro, a economia alemã diminuiu nos últimos dois anos, afetada por uma crise na indústria e o disparo dos preços da energia após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Ainda assim, havia uma expectativa de uma recuperação modesta a partir deste ano.
Quando Trump anunciou suas tarifas do “Dia da Libertação”, no início de abril, ele ameaçou aplicar uma taxa de 20% nos produtos da União Europeia, alegando que o alto superávit comercial do bloco com os Estados Unidos.
Posteriormente, ele adiou a entrada em vigor dessas tarifas até julho para permitir negociações em busca de um acordo. Mais recentemente, Trump disse que poderia aplicar uma taxa de 50% nos produtos europeus após o impasse nas conversas, mas também adiou essa medida.
O bloco ainda enfrenta uma tarifa “base” de 10% sobre todas as suas exportações para os Estados Unidos, além de taxas mais altas para setores específicos.
O pacote tarifário de Trump dificilmente pode afetar a Alemanha, um poder de exportação, pois os Estados Unidos eram seu principal parceiro comercial em 2024, comprando grandes volumes de carros, produtos farmacêuticos e máquinas.
Além do cenário pessimista, o Bundesbank também lançou projeções de crescimento mais moderadas.
Nesse cenário, a política comercial dos EUA teria um impacto mais contido na Alemanha, enquanto aumentando os gastos planejados pelo novo chanceler Friedrich Merz, focado em infraestrutura e defesa, ajudaria a apoiar a economia.
De acordo com essas projeções, a economia alemã ficaria estagnada este ano, antes de crescer 0,7% até 2026 e 1,2% em 2027.
O governo alemão e vários institutos econômicos já reduziram suas estimativas de crescimento para este ano a zero, citando a incerteza gerada pela guerra comercial de Trump.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings