O CEO da NVIDIA, Jensen Huang, disse à noite que os controles de exportação dos US Chips são um “fracasso” e alertaram que as restrições estão causando mais danos às empresas americanas do que a China.
Huang declarou em uma conferência de imprensa na Computex, uma feira de inteligência artificial em Taiwan, que as políticas reduziram o líder do mercado no líder da China de 95% para 50% e motivou Pequim a tornar seus próprios chips mais rapidamente.
Os comentários de Huang ocorreram no momento em que a trégua dos EUA e da China em tarifas e semicondutores ainda é delicada.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra tarifária
A China pode tomar medidas judiciais contra restrições dos EUA em fichas fabricadas no país
A China diz que prejudicou as negociações comerciais com o alerta de chip Huawei
O Ministério do Comércio da China respondeu à recente mudança na política de chips do governo Trump na segunda -feira, chamando a política americana de “exagerada” e “intimidadora” e exigindo que a Casa Branca “corrija seus erros”.
“Os EUA abusam de medidas de controle de exportação, impondo restrições injustificadas aos produtos chineses chips e até interferindo no uso de chips produzidos internamente por empresas chinesas na China”, afirmou o ministério.
A Casa Branca revogou a “regra de difusão da IA” em níveis, implementada pelo ex -presidente Joe Biden em janeiro, e prometeu substituí -la completamente no futuro.
A NVIDIA está presa no meio, com Huang mantendo as relações com os dois lados em uma guerra tecnológica cada vez mais profunda.
Na Arábia Saudita, na semana passada, o presidente Donald Trump chamou Huang de “amigo” e elogiou o enorme investimento da Nvidia na IA.
Huang acompanhou Trump na viagem ao Oriente Médio, sendo um representante importante do poder tecnológico global dos EUA.
Mas Huang também manteve laços estreitos com a China e elogiou as habilidades tecnológicas do país.
A Nvidia está adquirindo um novo espaço para seus funcionários em Xangai, embora a empresa tenha dito que não enviará nenhum design de IP ou GPU para lá.
Huang disse aos parlamentares em Washington em abril que a China está rapidamente ganhando terreno sobre os EUA na IA.
“A China está logo atrás de nós”, disse Huang. “Estamos muito próximos. Lembre -se de que esta é uma raça infinita e de longo prazo”.
Ele também destacou as habilidades da Huawei, que supostamente está desenvolvendo seu próprio chip avançado para rivalizar com a Nvidia.
“Eles são incríveis em computação e tecnologia de rede, todos esses recursos essenciais para o avanço da IA”, disse Huang. “Eles fizeram um enorme progresso nos últimos anos”.
Mesmo com o relacionamento entre os EUA e a China em más condições, Huang disse aos altos funcionários chineses em abril que sua empresa “serviria o mercado chinês desalinhado”.
O jogo de equilíbrio da Nvidia continua, remodelando chips para permanecer de acordo e superar os negócios e divergências políticas.
O aviso de Huang, é claro: se os EUA não repensarem sua abordagem, eles podem perder o mercado chinês e sua vantagem na corrida global pela IA.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.