Um relatório associado ao projeto de lei de diretrizes orçamentários (PLDO) 2026, enviado pelo governo de São Paulo à Assembléia Legislativa de São Paulo (ALESP), reconhece que a “tarifa do presidente dos EUA, Donald Trump, pode ser prejudicial para a economia do estado.
“Externamente, além das incertezas relacionadas à continuidade de conflitos geopolíticos e tensões regionais, o mundo ainda está reorganizando e esperando os efeitos da política tarifária dos EUA sob a gestão de Trump. A visão atual é menos atividade global, maior protecionismo e mudanças nos fluxos de mercadorias”, afirma o relatório.
O mesmo documento, anexado ao PLD de 234 PAGE, assinado pelo governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (republicanos), também ressalta que as tensões comerciais globais “geraram incertezas no comércio internacional” e que isso pode significar “desafios para realizar as receitas e as projeções do estado durante esse exercício”.
Embora reconheça que o ambiente pode aumentar a produção, os custos de transporte e, consequentemente, na inflação, o relatório também sustenta que “a conjuntura doméstica ainda indica um PIB nominal alto”.
Leia também:
Trump assina a ordem de reduzir os preços dos medicamentos nos EUA, igualando -os aos do exterior
A China vê as condições ‘para superar as diferenças’ conosco após negociações comerciais
Tarcísio: a ofensiva de Trump criaria ‘oportunidades’
Falando à imprensa, Tarcisio disse no início do mês passado, quando as tarifas foram anunciadas, que a ofensiva de Trump criaria “oportunidades” para a economia de São Paulo. Segundo o governador, a necessidade de contornar as taxas resultaria no fortalecimento dos novos mercados entre o Brasil e outros países.
“Se soubermos como usar isso como uma oportunidade, ele ganhará muitos mercados. Na Europa, Ásia, vejo que esse problema pode ser um catalisador para o Acordo Europeu do Mergosur. Portanto, temos todas as oportunidades para aproveitar essa situação”, disse ele em entrevista à Folha de S. Paulo.
Em uma nota enviada a Estadão, o governo do estado diz que a visão de Tarcisio e o relatório técnico “não são divergentes, mas complementares”.
“A conjuntura geopolítica pode impactar a dinâmica econômica, que é considerada para adotar estimativas conservadoras na preparação de peças do orçamento, considerando as regras tributárias e altos níveis de ligação ao orçamento público no Brasil. Ainda assim, também pode ser um catalisador para a expansão de acordos e negociações com novos mercados”, diz a nota.
Celebração na vitória de Trump
Em um limite vermelho com o slogan “Make America Great Again”, o governador de São Paulo celebrou a vitória de Trump nas redes sociais em janeiro passado, alegando ser um “grande dia”, uma referência frequentemente usada por seu padrinho político, o ex -presidente Jair Bolsonaro (PL).
“A eleição anunciada com força, acabou sendo relativamente solta … muitos ensinamentos serão”, disse Tarcisio em outra publicação sobre redes sociais assim que Trump foi eleito para outro mandato na Casa Branca.
Na época, o governador também disse que era esperado “uma economia mais forte, com menos impostos, outra visão da América Latina, uma posição diferente sobre disputas comerciais”.
O presidente dos EUA impôs tarifas punitivas em dezenas de seus parceiros de negócios em 2 de abril, mas rapidamente se retirou após o pânico no mercado de títulos. Trump suspendeu a maioria dos impostos por 90 dias para os Estados Unidos negociarem acordos comerciais com outras nações. No Brasil, como em todos os países da América Latina, a taxa de tarifas recíprocas foi de 10%.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings