Os consumidores que esperavam tarifas não afetariam seus bolsos continuavam recebendo más notícias.
Ao divulgar seus resultados financeiros nas últimas semanas, vários grandes varejistas disseram que aumentaram alguns preços ou planejam aumentá -los nas próximas semanas para compensar as tarifas. Isso inclui grandes supermercados e varejistas de bens de consumo, como Costco, Best Buy, Walmart e Target.
A constante política comercial do presidente Donald Trump perturbou os varejistas que tentam planejar suas cadeias de suprimentos. Nas teleconferências nos resultados, eles enfrentaram a difícil tarefa de tentar apaziguar os investidores que desejam proteger seus lucros e consumidores que podem se opor a aumentos de preços.
Em alguns casos, as empresas foram explícitas, citando a estimativa de que as taxas de pedágio afetarão seus lucros e detalhando os países dos quais suas cadeias de suprimentos dependem. Outros varejistas eram menos comunicativos, evitando a palavra “tarifa” e, em vez disso, culpando mudanças na estratégia ou aumentos de preços para “incerteza macroeconômica” – ou simplesmente se recusando a apontar o dedo.
Muitos varejistas reduziram ou removeram suas projeções para o ano inteiro devido a tarifas. Empresas como Abercrombie & Fitch, Macy’s e Best Buy reduziram suas projeções de lucro. Enquanto isso, American Eagle, Canada Goose, Ross e Mattel fizeram suas projeções o ano todo.
Depois que Trump implementou tarifas pesadas em dezenas de países em abril, seu governo os reduziu temporariamente a níveis mais baixos – mas ainda significativos. As importações da China estão sujeitas a uma taxa de 30%, enquanto produtos de muitos outros países estão sujeitos a uma taxa de 10%. Um Tribunal de Comércio federal anulou muitas dessas taxas na quarta -feira, apenas para um Tribunal de Apelações para restaurá -las, aumentando a incerteza enfrentada pelos varejistas.
Os economistas de ambos os lados concordam que as tarifas são inflacionárias e que o custo provavelmente será repassado aos consumidores, embora os dados do governo ainda não tenham mostrado um efeito claro. A maioria, 68%, dos CEOs dos EUA dizem que já aumentou os preços ou está considerando fazê -lo este ano devido a tarifas, de acordo com uma nova pesquisa do Grupo Executivo e Alixpartners.
Aqui está um resumo do que vários grandes varejistas disseram sobre seus planos de aumentar os preços como uma maneira de mitigar o impacto das tarifas.
Marcas que já aumentaram alguns preços
Costco
Os executivos do varejista do Clube de Depósito disseram aos investidores na quinta -feira (29) que as tarifas forçaram a empresa a ajustar sua cadeia de suprimentos e aumentar os preços em alguns casos. A Costco absorveu as taxas de tarifas para alguns produtos, aumentando os preços em outros casos, disse o CFO Gary Millerchip. Por exemplo, ele disse que o varejista manteve preços estáveis para itens básicos, como bananas e abacaxi da América Central e do Sul. Enquanto isso, os preços das flores dessas regiões aumentaram, à medida que os consumidores os compram com menos frequência.
Best Buy
A Best Buy já aumentou os preços de alguns itens para compensar os custos das tarifas, disse o CEO Corie Barry em uma conferência com repórteres. As mudanças entraram em vigor em meados de maio. Ela se recusou a dizer quais itens são afetados e chamados de aumentos de preços de “último recurso” para a Best Buy.
Sharkninja
Na última conferência da conferência de Sharkninja
Em maio, o CEO Mark Barrocas disse que a empresa já aumentou os preços de vários de seus principais produtos em resposta a tarifas e “continuará buscando novas oportunidades” para fazê -lo. Como exemplo, ele disse que a empresa aumentou recentemente o preço de uma de suas máquinas de café Ninja Express de US $ 499 para US $ 549 e não observou “nenhuma redução na demanda”. Alguns aumentos de preços permanecerão e outros serão reduzidos, disse ele, dependendo da reação dos consumidores.
Em uma entrevista em março, Barrocas disse à CNBC que quase toda a produção da empresa será transferida da China até o final de 2025.
Brands Newell
Executivos da Newell Brands, proprietário do fabricante de carrinhos de bebê Graco, bem como Rubbermaid, ianque de vela, companheiro de papel e Sharpie, disseram durante uma teleconferência de resultados de 30 de abril que a empresa aumentou os preços de seus artigos de bebês em cerca de 20%. A empresa disse que estava preparada para lidar com as tarifas de Trump, a menos que aumente as taxas das importações na China, pois a maioria dos artigos dos EUA é feita na China.
Varejistas que dizem que planejam aumentar os preços

Walmart
Os consumidores do Walmart provavelmente são aumentos de preços no verão no final de maio e ainda mais em junho devido a tarifas, disse o diretor John David Rainey em entrevista à CNBC no início de maio. Os executivos não especificaram, durante os resultados mais recentes da empresa, os clientes do Walmart poderiam pagar, mas o CEO Doug McMillon disse que os itens que podem ser afetados são brinquedos, eletrônicos e alguns itens de supermercado, incluindo bananas, abacates, café e rosas.

Nike
Na semana passada, a Nike anunciou que aumentará os preços de uma ampla gama de produtos até 1º de junho. As roupas e equipamentos da Nike para adultos aumentarão entre US $ 2 e US $ 10, disse que uma pessoa familiarizada com o assunto da CNBC, enquanto os sapatos aumentarão entre US $ 5 e US $ 10, dependendo do preço. A empresa não disse se a decisão está relacionada a tarifas, embora produza cerca de metade de seus sapatos na China e no Vietnã, que atualmente enfrenta taxas de 30% e 10%, respectivamente.

Alvo
A Target aumentará os preços de certos produtos para ajudar a compensar os custos tarifários, disse o diretor comercial Rick Gomez durante os últimos resultados da empresa de teleconferência em maio. O CEO Brian Cornell acrescentou que as mudanças de preço são o “último recurso” para a empresa enquanto tentam mitigar os efeitos das taxas. Ele se recusou a fornecer detalhes quando perguntado sobre o plano da empresa para aumentar os aumentos de preços ou se ele já havia aumentado os preços.
“Estamos constantemente ajustando os preços”, disse Cornell. “Alguns estão aumentando, outros serão reduzidos, mas esse é um esforço contínuo que ocorre todos os dias”.
Mattel
A Mattel, controladora da Barbie, disse que aumentará os preços de alguns produtos dos EUA “quando necessário” para mitigar os custos. O CEO Ynon Kreiz disse no programa CNBC Squawk Box em maio que a empresa planeja adquirir menos de 40% de seus produtos da China até o final do ano e menos de 25% desse país nos próximos dois anos.
Macy’s
O CEO da Macy, Tony Spring, disse em entrevista à CNBC que o varejista aumentará alguns preços e impedirá a comercialização de outros itens para compensar o impacto das tarifas. Ele disse que a empresa fará ajustes “cirúrgicos” nos preços.
Varejistas que dizem estar considerando aumentos de preços
Ralph Lauren
Executivos em Ralph Lauren’s May Resultados de teleconferência
Eles disseram que a empresa está tomando “medidas seletivas de preços e reduções estratégicas de descontos” para gerenciar os impactos das tarifas. O CFO Justin Picicci disse que Ralph Lauren está “avaliando medidas adicionais de preços” no outono e na próxima primavera para mitigar as tarifas. Isso é adicionado ao “preço proativo” que a empresa já havia planejado para o outono na América do Norte e na Ásia. Os executivos disseram que nenhum país representa mais de 20% dos volumes de produção de marca e que a maioria dos países, incluindo a China, representa uma porcentagem de um dígito.
VF Corp
O CEO Baken Darrell disse durante a teleconferência de resultados de maio que a VF Corp, que inclui as marcas North Face, Vans, Timberland e Dickies, será “muito estratégica” em relação às taxas em resposta a tarifas. O CFO Paul Vogel acrescentou que os planos da empresa de compensar os impactos das tarifas incluem gerenciamento de custos, realocação de fornecedores e “medidas de preços”. Vogel disse que os quatro principais países de suprimentos da empresa são o Vietnã, Bangladesh, Camboja e Indonésia, nessa ordem, e que a China é responsável por menos de 2% dos custos totais da empresa que entra nos EUA.
Empresas que dizem que não aumentarão os preços

Home Depot
Na semana passada, a Home Depot se separou de outros varejistas quando o CFO Richard McPhail disse à CNBC em uma entrevista que a empresa pretende “geralmente manter os níveis atuais de preços em todo o nosso portfólio”. Ele disse que mais da metade do que a empresa vende vem dos EUA. A Home Depot diversificou suas fontes de suprimento, disse ele, de modo que, no próximo ano, nenhum país fora dos EUA será responsável por mais de 10% das compras do varejista.
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.