O presidente Xi Jinping reuniu líderes da Rússia e da Índia, entre dignitários de cerca de 20 países da Eurásia no domingo (31), para iniciar uma cúpula que visa colocar a China na vanguarda das relações regionais.
A Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCS) será realizada na cidade portuária de Tianjin, no norte do país, até segunda -feira, dias antes de um grande desfile militar na capital Pequim para marcar o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.
O OCS é composto por China, Índia, Rússia, Paquistão, Irã, Cazaquistão, Kidstan, Tadjiquistão, Uzbequistão e Bielorrússia, com 16 países mais afiliados ou “parceiros de diálogo”.
O presidente russo Vladimir Putin desembarcou em Tianjin no domingo com uma delegação de políticos seniores e representantes de negócios.
Xi realizou uma série de reuniões bilaterais consecutivas com líderes, incluindo o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, um dos principais aliados de Putin, e o primeiro -ministro indiano Narendra Modi, em sua primeira visita à China desde 2018.
Modi disse a Xi que a Índia estava comprometida em “realizar nossos laços com base em confiança mútua, dignidade e sensibilidade”.
Xi, por sua vez, disse a Modi que esperava que os dois países reconhecessem que são “parceiros e não rivais”.
Se eles se virem como “oportunidades de desenvolvimento em vez de ameaças”, as relações China-Índia crescerão constantemente, acrescentou Xi, de acordo com a emissora estatal chinesa CCTV.
Leia também:
China e Índia buscam estabilidade: os líderes discutem fronteiras e parcerias após confrontos
Putin concorda em avançar em negociações de paz na Ucrânia com o apoio dos EUA, diz a Casa Branca
As duas nações mais populosas do mundo são rivais que competem pela influência no sul da Ásia e lutaram contra um confronto mortal na fronteira em 2020 que culminaram na remoção de seus líderes.
O descongelamento começou em outubro passado, quando Modi conheceu Xi pela primeira vez em cinco anos em uma cúpula na Rússia.
“Os interesses dos 2,8 bilhões de pessoas de ambos os países estão ligados à nossa cooperação. Isso também abrirá o caminho para o bem-estar de toda a humanidade”, disse Modi A Xi. Conversas bilaterais foram realizadas na Tianjin Guest House, um lugar íntimo cercado por uma exuberante área verde.
Às vezes, a China e a Rússia se apresentaram ao OCS como uma alternativa à aliança militar da OTAN. A cúpula deste ano é a primeira desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, retornou à Casa Branca.
Como a reivindicação da China sobre a invasão de Taiwan e a Ucrânia da Rússia os colocou em conflito com os Estados Unidos e a Europa, especialistas dizem que Pequim e Moscou estão ansiosos para usar plataformas como o OCS para vantagens.
“A China existe há muito tempo para apresentar o OCS como um bloco de poder não liderado pelo Ocidente que promove um novo tipo de relações internacionais, que, segundo ela, é mais democrática”, disse Dylan Loh, professor assistente da Nanyang Technology University em Cingapura.
Mais de 20 líderes, incluindo o presidente iraniano Masoud Pezeshkian e seu colega turco Recep Tayyip Erdogan, estão participando da maior reunião do bloco desde sua fundação em 2001.
Putin deve se reunir na segunda -feira com Erdogan e Pezeshkian sobre o conflito na Ucrânia e no Programa Nuclear de Teerã, respectivamente.
Xi conheceu Erdogan no domingo para discutir situações em Gaza e Ucrânia, de acordo com uma declaração Ancara. A Turquia organizou três rodadas de negociações de paz entre Moscou e Kiev este ano, o que não pôde quebrar o impasse sobre como acabar com o conflito.
O presidente russo precisa de “todos os benefícios do OCS como ator no cenário mundial e também o apoio da segunda maior economia do mundo”, disse Lim Tai Wei, professor e especialista do Leste Asiático da Universidade Soka do Japão.
“A Rússia também está interessada em ganhar a Índia, e o atrito comercial da Índia com os Estados Unidos tem essa oportunidade”, disse Lim à AFP.
A cúpula acontece dias após a Índia ter sido atingida por um forte aumento nas tarifas dos EUA sobre seus produtos como punição para as compras de petróleo russo de Nova Délhi.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings