As ações da Inditex, de propriedade da Zara, caíram na quarta-feira (11), depois que a empresa registrou vendas de saída de um quarto do que o esperado e sinalizando uma temporada de verão (no hemisfério norte) mais lentamente do que no ano passado em meio à incerteza econômica mais ampla.
O varejista espanhol registrou receitas de 8,27 bilhões de euros (US $ 9,44 bilhões) no primeiro trimestre fiscal, cobrindo de 1 a 30 de abril, ligeiramente abaixo de 8,39 bilhões de euros planejados pelos analistas da LSEG.
O lucro líquido foi de 1,3 bilhão de euros no trimestre em comparação com os 1,32 bilhão de euros estimados pelos analistas.
As ações caíram 4,4% às 9h35, horário de Londres.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
O medo e o Shein se voltam para a Europa diante de Tarifas dos EUA. Mas eles podem não ser bem recebidos
A empresa também relatou um início mais lento nas vendas de verão (no hemisfério norte), que aumentou 6% em moedas constantes de 1º de maio a 9 de junho, em comparação com o crescimento de 12% no mesmo período do ano passado em moedas constantes.
A Inditex, que também possui uma série de marcas de varejo, incluindo Pull & Bear, Bershka e Massimo Dutti, é frequentemente vista como um barômetro do sentimento geral do consumidor e um indicador fundamental dos padrões de consumidores.
A empresa, que considera os EUA seu segundo maior mercado após a Espanha, disse que o impacto das tarifas nos gastos com consumidores ainda não está claro.
“O ambiente atual é difícil de prever e continuamos monitorando a situação”, disse Gorka García-Tapia Yurrriaga, relações com investidores da Inditex, durante uma teleconferência de resultados.
No entanto, ele afirmou que as cadeias de suprimentos diversas e flexíveis da empresa ajudariam a minimizar o pior impacto. Atualmente, a INDITEX produz a maioria de seus produtos em várias partes da Ásia, bem como na Espanha, Portugal, Marrocos, Türkiye, Brasil e Argentina.
“Vemos oportunidades de crescimento globalmente, não apenas em um mercado”, acrescentou.
Crescimento da empresa em meio às incertezas
Mamta Valechha, analista discricionário de consumidores da Quilter Chevit, disse que os resultados de quarta -feira (11) provavelmente “alimentarão ainda mais o debate” sobre a trajetória contínua de crescimento da empresa em meio a pressões econômicas mais amplas.
“Os pessimistas [estarão] Apontar para uma padronização no crescimento da Inditex e questionar se sua avaliação pode ser justificada, enquanto os otimistas destacarão sua forte história e resiliência em um ambiente de varejo difícil. ”
Em março, a Inditex sinalizou uma desaceleração na demanda no início do ano, que o CEO Óscar García Maceiras, na época, atribuído à incerteza em relação às tarifas.
As ações caíram com os comentários e atualmente permanecem caindo cerca de 12% em comparação com o pico de 4 de dezembro, na segunda -feira (09).
Os comentários foram feitos em um momento em que as vendas da INDITEX aumentaram anualmente no quarto trimestre, atingindo US $ 11,21 bilhões, atendendo às expectativas. Isso ocorreu após uma rara gota nas vendas e lucro no terceiro trimestre, com as inundações na Espanha impactando os gastos do consumidor.
A InditeX abriu uma clara vantagem sobre a H&M rival, que registrou abaixo -primeiro -o que -receita tributária em março, à medida que as vendas de gigante sueco da moda continuam a cair.
Os dois gigantes do varejo, no entanto, enfrentaram dificuldades com a crescente concorrência de marcas de moda rápida de baixo custo, como Shein Chinese e Temu. Ainda assim, as taxas mais altas dos EUA nos produtos chineses e o fechamento da violação comercial “minimis” são vistos como geradores de obstáculos significativos para empresas perturbadoras.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.