A Arábia Saudita, Rússia e outros seis membros importantes da OPEP+ anunciaram no sábado um grande aumento na produção de petróleo bruto em julho.
Eles produzirão 411.000 barris por dia – a mesma meta marcada para maio e depois junho – de acordo com um comunicado, que é mais de três vezes maior que o grupo havia planejado anteriormente.
Nos últimos anos, o grupo de 22 nações concordou com reduções diárias de 2,2 milhões de barris para aumentar os preços.
Mas no início de 2025, os principais membros do grupo conhecido como “oito voluntários”, ou V8, decidiram aumentar gradualmente a produção e mais tarde começaram a acelerar o ritmo.
As medidas fizeram com que os preços do petróleo caíssem para cerca de US $ 60 por barril, o nível mais baixo em quatro anos.
Pressão Trump
OPEP+ “acertar três vezes: (a meta de produção para) May foi um aviso, junho de confirmação e julho um tiro de aviso”, disse ao AFP analista de energia da Rystad Jorge Leon.
“A escala do aumento da produção reflete mais do que apenas a dinâmica interna do suprimento”, afirmou. “Este é um ajuste estratégico com objetivos geopolíticos: a Arábia Saudita parece estar cedendo aos pedidos de Donald Trump”.
Logo após assumir o cargo, o presidente dos EUA pediu à RIAD que aumentasse a produção para reduzir os preços do petróleo, o que significa preços mais baratos em bombas para os consumidores dos EUA.
A decisão de sábado ocorre após uma reunião de todos os ministros da OPEP na quarta -feira, onde a política de produção coletiva da aliança foi reafirmada.
A decisão é oficialmente justificada por “fundações de mercado saudáveis” que cobrem reservas de petróleo e crescimento estrutural da demanda nos próximos meses.
Riad ‘zangada’
Mas os mercados receberam essa visão com ceticismo em meio a preocupações com a demanda e uma guerra comercial lançada pelos Estados Unidos.
Os analistas veem várias motivações possíveis para aumentar a produção, uma das quais sendo a Arábia Saudita e outros países que penalizam seus membros por não encontrarem suas cotas sob os cortes inicialmente concordados em 2022.
O aumento é ainda mais provável devido às “declarações mais recentes do ministro da Energia do Cazaquistão, Yerlan Akkenzhenov, que aparentemente relatou a OPEP que seu país não reduzirá a produção”, disse Thu Lan Nguyen, analista do Commerzbank.
“A Arábia Saudita está furiosa com o Cazaquistão”, que é visto como um dos principais retardários e “produzia 300.000 barris por dia a mais do que sua cota”, disse Bjarne Schieldrop, analista da SEB.
Enquanto isso, os analistas não prevêem uma queda nos preços do petróleo quando os mercados abrem na segunda -feira, pois o anúncio foi amplamente esperado, resultando em uma reação “moderada”.
Na sexta -feira (30), o preço futuro do petróleo de referência Brent fechou a US $ 62,61 por barril, enquanto o intermediário do oeste do Texas era de US $ 60,79.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings