Um grupo da indústria fez uma repreensão severa no sábado (31) para as montadoras que estão alimentando uma “guerra de preços” uma semana depois que o gigante chinês de veículos elétricos anunciou descontos para trocas, com vários concorrentes após o exemplo.
Leia mais:
O ex -presidente da Inter Milan morre antes da final da Liga dos Campeões
“Desde 23 de maio, uma montadora específica liderou uma campanha de redução de preços, acionando uma nova rodada de pânico de ‘guerra'”, disse a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM) em comunicado publicado em sua conta do WeChat.
Preocupações com competição desordenada
O grupo alertou que essa competição “desordenada” poderia “exacerbar a rivalidade prejudicial” e afetar os lucros.
A declaração de 30 de maio não mencionou nenhuma empresa especificamente, mas em 23 de maio, a BYD anunciou que estava oferecendo grandes descontos em quase duas dúzias de modelos, com reduções de até 34%.
Seu modelo mais barato, a gaivota de direção inteligente, agora tem um preço inicial de 55.800 yuans (cerca de US $ 37.000), reduzido de 69.800 yuans, com a troca.
Dias depois, a startup chinesa dos veículos elétricos da Leapmotor, apoiada por Stellantis, anunciou descontos semelhantes em dois modelos de “entrada” até 8 de junho.
A Geely Auto anunciou na sexta -feira (30) subsídios de troca de tempo limitados a 10 modelos, com o X3 Pro tendo o menor preço inicial de 44.900 yuans.
Crítica ao mercado doméstico
No entanto, há críticas crescentes dentro do país contra o que a Associação de Automóveis chamou de “involução” – um termo popular usado para descrever a corrida a superar que acaba levando a lugar algum.
O CEO da Grande Muralha da China, cuja receita anual foi aproximadamente um quarto de BYD, comparou isso ao início da prolongada crise imobiliária da China, desencadeada pelo padrão da gigante imobiliária Evergrande em 2021.
“Evergrande na indústria automotiva já existe”, disse Wei Jianjun este mês em entrevista ao veículo chinês Sina Finance.
“Espero … todos esses anos de trabalho duro não são em vão.”
Intervenção do governo
Pequim investiu grandes quantidades de fundos estatais no setor de veículos elétricos, apoiando o desenvolvimento e a produção de menos veículos com bateria.
Hoje, porém, a Associação de Automóveis da China alertou seus gigantes para jogar limpo.
“As principais empresas não devem monopolizar o mercado”, disse o comunicado da CAAM.
Ele acrescentou que “com exceção dos descontos legais, as empresas não devem vender produtos abaixo do custo ou se envolver em publicidade enganosa”.
Esse comportamento prejudicou o mercado e afetou os consumidores e a indústria, informou a associação.
Um funcionário não identificado do Ministério da Informação e Tecnologia da Informação da China acrescentou que as guerras de preços “não produzem vencedores ou futuro”, disse o Global Times, apoiado pelo estado, no sábado (31).
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings