O Hamas anunciou no sábado (31) que enviou sua resposta a uma proposta para o cessar -fogo do enviado dos EUA, Steve Witkoff, afirmando que 10 reféns vivos seriam liberados de Gaza como parte do acordo.
Leia mais:
Merz se reúne com Trump nos EUA para discutir a Ucrânia, Comércio e Oriente Médio
A OPEP+ anuncia um forte aumento na produção de petróleo em julho
As montadoras chinesas recebem aviso grave sobre a ‘guerra de preços’ após a onda de descontos
A Casa Branca informou que a proposta mais recente foi aprovada anteriormente por Israel, que na sexta -feira (30) alertou o Hamas para aceitar o contrato e libertar os reféns “ou ser aniquilado”.
Proposta de trégua e libertação de reféns
O grupo militante palestino não disse explicitamente que aceitou a versão da proposta recebida na quinta -feira (29), que supostamente incluiu o lançamento de 10 reféns ao vivo e uma trégua de pelo menos 60 dias.
Em um comunicado no sábado (31), o Hamas disse que “enviou sua resposta à última proposta do Enviado Especial dos EUA, Steve Witkoff, às partes mediantes”.
“Como parte deste acordo, 10 prisioneiros vivos da ocupação, mantidos pela resistência, serão libertados, além do retorno de 18 órgãos, em troca de um número acordado de prisioneiros palestinos”, acrescentou.
Avanços e obstáculos nas negociações
Um avanço nas negociações tem sido difícil desde que um cessar -fogo anterior entrou em colapso em 18 de março com a retomada das operações israelenses.
Mas o presidente dos EUA, Donald Trump, disse na sexta -feira que as partes estavam “muito próximas de um acordo”.
O Hamas insiste que qualquer acordo deve atrair um caminho para o fim da guerra permanente, algo que Israel resistiu.
Duas fontes próximas às negociações disseram que a proposta de Witkoff envolveu uma trégua de 60 dias, potencialmente extensível para 70 dias.
Isso veria a libertação de cinco reféns e nove corpos em troca de vários prisioneiros palestinos durante a primeira semana, seguidos de uma segunda troca na semana seguinte, disseram as fontes.
Lugar mais faminto do mundo
Dos 251 reféns capturados durante o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra, 57 permanecem em Gaza, incluindo 34 que, segundo o exército israelense, estão mortos.
“Após 603 dias de guerra, queremos lembrar a todos que a guerra é um meio, não um fim em si”, disse o grupo principal que representa famílias reféns em comunicado.
A sociedade israelense estava “unida em torno de um consenso”, trazendo todos os reféns restantes para casa “mesmo à custa de terminar a guerra”, acrescentou o fórum de reféns e famílias desaparecidas.
Israel, no entanto, insiste na necessidade de destruir o Hamas e recentemente intensificou sua campanha em Gaza, na tentativa de derrotar o grupo.
Mas o país enfrentou crescentes críticas internacionais devido à situação humanitária crítica no território palestino, onde as Nações Unidas recentemente alertaram que toda a população corre o risco de fome.
Nesta semana, um porta -voz da agência humanitária da ONU chamou o território de “o lugar mais faminto do mundo”.
A ajuda está atingindo um conta -gotas em Gaza após a suspensão parcial de Israel de um bloqueio de mais de dois meses, e a ONU relatou recentemente saques em seus caminhões e armazéns.
O programa mundial de alimentos pediu a Israel “para que os maiores volumes de assistência alimentar entrem em Gaza mais rapidamente”, dizendo que o desespero estava “contribuindo para o aumento da insegurança”.
O Ministério da Saúde em Gaza, administrado pelo Hamas, disse no sábado (31) que pelo menos 4.117 pessoas foram mortas no território desde que Israel retomou sua ofensiva em 18 de março, elevando o total de mortos na guerra para 54.381, principalmente civis.
O ataque do Hamas a Israel resultou na morte de 1.218 pessoas, especialmente civis, de acordo com uma contagem de AFP com base em números oficiais.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings