O presidente Donald Trump citou uma série de razões para impor novas tarifas altas aos parceiros de negócios dos EUA. Algumas das justificativas estão conflitantes entre si, disseram economistas.
Trump anunciou na quarta -feira (2) uma nova taxa de 10% em todas as importações, bem como taxas adicionais para os principais exportadores, incluindo China, Índia, Vietnã e União Europeia.
As tarifas, quando combinadas com outras pessoas já anunciadas no início deste ano, aumentam a taxa média média de 2,3% em 2024 para cerca de 24%-a mais alta em 125 anos, de acordo com uma nota da Capital Economics divulgada na quarta-feira.
Várias justificativas de Trump para tarifas
Desde que Trump iniciou seu segundo mandato com a promessa de reorientar o comércio global, ele ofereceu muitas justificativas diferentes para a imposição de tarifas. Aqui estão alguns deles:
- As tarifas restaurarão a indústria de manufatura dos EUA. Trump há muito tempo argumenta que as políticas comerciais protecionistas são a única maneira de preservar e aumentar os empregos nas fábricas dos EUA. Os economistas discordam amplamente. “Essa guerra comercial não é um incentivo para retornar aos Estados Unidos”, Andre C. Winters, fundador da Consultoria da Cadeia de Suprimentos Hudsonwinters, à CNBC. “As empresas procurarão outros países” com taxas mais baixas e custos trabalhistas mais baixos antes de devolver sua produção aos EUA, disse Winters.
- A receita coletada com a tarifa dos importadores – que transmitem os custos para os consumidores – ajudarão a compensar os cortes de impostos planejados de Trump. De acordo com uma análise do Laboratório de Orçamento da Universidade de Yale, todas as taxas até agora aumentariam US $ 2,5 trilhões em uma década se permanecessem em vigor. Um pacote de corte de impostos republicanos deve custar pelo menos US $ 4 trilhões em uma década.
- A receita das tarifas ajudará a pagar pela dívida nacionalUma alegação que Trump repetiu na quarta -feira na Casa Branca.
- As tarifas e a ameaça de tarifas fornecerão a alavancagem Trump para forçar outros países a reduzir suas próprias barreiras comerciais aos produtos dos EUA.
- As tarifas podem ajudar a reduzir as mortes de fentanil nos Estados Unidos, pressionando o Canadá e o México a interromper o tráfico transiônico de drogas.
- Trump diz que as tarifas podem resolver o que ele chama de problema de uma base de defesa industrial dos EUA que se tornou “dependente de oponentes estrangeiros”.
- As tarifas podem reduzir os déficits comerciais, como o que os EUA têm com a China, que atingiu cerca de US $ 295 bilhões até 2024. Algumas das nações que foram atingidas por novas tarifas realmente têm um superávit comercial com os EUA, como a Austrália, com a qual os EUA tiveram um excedente de US $ 18 bilhões em 2024.
- As tarifas estimularão a economia dos EUA. Trump e seus consultores comerciais argumentam que as tarifas forçam os compradores dos EUA a procurar produtos domésticos porque os produtos estrangeiros se tornam muito caros, aumentando assim os empregos nos EUA e aumentando a prosperidade. Mas os economistas argumentam que o uso de tarifas para aumentar os empregos em indústrias protegidas, como a aço, prejudica todos os setores que precisam comprar aço para fabricar seus produtos. Em termos líquidos, custos mais altos para os produtos dos EUA podem custar empregos nos EUA.
Por que as tarifas vêm com “compromissos”
No entanto, “existem compromissos” com as tarifas, disse Douglas Irwin, professor de economia do Dartmouth College e historiador do comércio, em um webinar no início deste ano.
Por exemplo, o resultado das políticas protecionistas destinadas a restringir as importações estrangeiras para aumentar a indústria nacional é que os EUA não aumentariam muita receita das tarifas, disse ele.
Por outro lado, tentar maximizar a receita tarifária significa que os EUA não estariam restringindo as importações, disse Irwin.
Trump também apresentou as taxas como uma maneira de reduzir os preços do consumidor, o resultado de mais produção nos EUA e maior concorrência.
No entanto, os economistas discordam amplamente dessa alegação, pelo menos por preços de curto prazo. A família média perderá US $ 2.400 em energia de compra devido às tarifas de 2 de abril e cerca de US $ 3.800 com todas as tarifas combinadas, de acordo com o Laboratório de Orçamento da Universidade de Yale.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.