O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, chegou a Istambul no sábado (21) para uma reunião da Organização de Cooperação Islâmica (OIC), conforme relatado pela agência de notícias iraniana Tasnim, que discutirá o conflito em Tehran com Israel.
Espera -se que cerca de 40 diplomatas participem da reunião de fim de semana da OIC, enquanto Israel e o Irã continuam trocando ataques de mísseis.
O exército de Israel disse que seus combatentes conseguiram alcançar o alto funcionário iraniano Saeed Izadi, responsável pela coordenação com o grupo militante palestino Hamas, em Qom, ao sul de Teerã, e anunciou a morte de outros dois comandantes da Guarda Revolucionária do Irã. Centro de Treinamento no noroeste do Irã em Tabriz. A cidade foi repetidamente alvo desde que Israel começou a atacar o Irã há mais de uma semana.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, afirmou que esses ataques já atrasaram os supostos planos nucleares de Teerã em dois anos.
“Faremos tudo o que pudermos para eliminar essa ameaça”, disse Saar ao jornal alemão Bild, garantindo que a ofensiva de Israel continue.
Discussão sobre ataque israelense
Isso acontece depois que Araghi se reuniu com seu Reino Unido, França e Alemanha em Genebra na sexta -feira (20). Araye afirmou que Teerã estava disposto a “considerar a diplomacia” novamente apenas se “a agressão de Israel for interrompida”.
Israel iniciou seu ataque nas primeiras horas de 13 de junho, alegando que o Irã estava prestes a desenvolver armas nucleares, o que desencadeou a retaliação imediata de Teerã do pior confronto já visto entre os dois rivais históricos.
Israel ataca o site nuclear de Isfahan novamente no Irã, diz o oficial israelense
Israel Mirou “dois locais de produção centrífuga” na instalação nuclear de Isfahan, Irã, à noite, em uma segunda onda de ataques ao local desde o início da guerra, disse um oficial militar no sábado (21).
Leia também
“Isfahan foi nosso alvo nas primeiras 24 horas de nossa operação, mas realizamos uma segunda onda de ataques lá à noite, aprofundando nossas realizações e expandindo os danos à instalação”, disse o oficial militar a repórteres durante uma conferência de imprensa, em uma condição de anonimato.
Ele acrescentou que o alvo dos dois locais de produção centrífuga em Isfahan era “além de outros locais de produção centrífuga que alcançamos com sucesso nos últimos dias”.
Os ataques repetidos da Força Aérea Israel “causaram um golpe duro às capacidades de produção centrífuga do Irã”, acrescentou o funcionário.
Importância estratégica de Isfahan
As centrífugas são usadas para enriquecer o urânio, tanto para uso civil quanto militar, e é necessário enriquecer o metal radioativo em altos níveis para uso em armas atômicas.
Isfahan, localizado no centro do Irã, é conhecido por ter uma instalação de conversão de urânio que processa urânio bruto, extraído das minas.
Ele também abriga uma instalação de fabricação de combustível nuclear, inaugurada em 2009, que produz baixo combustível de enriquecimento para uso em usinas de energia.
Em julho de 2022, o Irã anunciou planos de construir um novo reator de pesquisa no local.
No primeiro dia dos ataques de Israel em 13 de junho, o Exército Israel disse que atacou “uma instalação para a produção metálica de urânio, infraestrutura para reconversão de urânio enriquecida, laboratórios e infraestrutura adicional” em Isfahan.
A Agência Atômica de Energia do Irã afirmou mais tarde que o dano não era “extenso” e que não havia razão para se preocupar com a radiação.
Israel também apontou os dois principais locais nucleares subterrâneos do Irã, Natanz e Ford.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings