O exército de Israel disse no sábado (21) que matou um importante comandante iraniano responsável pela coordenação militar com o grupo militante palestino Hamas em um ataque a Qom, ao sul de Teerã.
Jets israelenses atacaram e eliminados na região de Qom, o comandante da Palestina de Força QDs, e o principal coordenador entre o regime iraniano e a organização terrorista Hamas, Saeed Izadi, informou o exército em comunicado.
A força QDS é o braço das operações estrangeiras do poderoso corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã.
Operações de Saeed Izadi e ataque a outros comandantes
O Exército afirmou que Izadi dirigia as forças do Hamas operando do Líbano e ajudou o Hamas a reconstruir sua asa armada em Gaza.
O Hamas desencadeou a guerra atual em Gaza com seu ataque sem precedentes a Israel em 7 de outubro de 2023.
Um oficial militar também informou os repórteres durante um briefing no sábado (21) que Israel havia matado dois outros comandantes iranianos à noite, Behnam Shahriyari e Aminpour Judaki.
Leia também
Putin: Rússia e China vêem a nova ‘Ordem Mundial’ e Moscou tem ‘propostas’ para a crise de Israel-Herb
O Irã ataca Israel de norte a sul; ONU adverte o risco da guerra fora de controle
Behnam Shahriyari e Aminpour Judaki perfis
Shahriyari era o chefe da Unidade de Força QDS do Irã 190, cujo objetivo era “aniquilar Israel”, disse o funcionário.
“O que Izadi era para o Hamas, Shahriyari era para o Hezbollah”, disse o policial sob condição de anonimato, acrescentando que “era responsável por transferir fundos para essas organizações terroristas destinadas a destruir Israel”.
Judaki foi responsável pela unidade de drones do IRGC, disse o funcionário, acrescentando que era “responsável por centenas de ataques de UAV contra Israel”.
Escalada de conflitos entre Israel e Irã
Os combates entre os dois inimigos começaram na semana passada, quando Israel lançou uma enorme onda de ataques contra o Irã, argumentando que Teerã estava prestes a desenvolver armas nucleares.
A campanha militar israelense combinou assassinatos direcionados a importantes militares iranianos, destruição das defesas aéreas do Irã e locais nucleares repetidos.
Conseqüências de ataques e retaliação
O número de mortos em Israel para ataques de mísseis iranianos retaliatórios desde 13 de junho é de 25 pessoas, segundo as autoridades.
O Irã disse no domingo (15) que ataques israelenses mataram pelo menos 224 pessoas, incluindo comandantes militares, cientistas nucleares e civis, mas o número não é atualizado desde então.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings