Os grupos da indústria automotiva estão cada vez mais preocupados com a escassez de terras raras.
Várias fábricas e linhas de produção de fornecedores de automóveis europeus foram fechados devido aos recentes controles de exportação da China, de acordo com a Associação Europeia de Fornecedores de Auto, Clepa, com o grupo alertando para mais interrupções devido à redução de estoque.
Os executivos da indústria automobilística e da indústria alemães também soaram o alarme, afirmando que o setor altamente globalizado é extremamente vulnerável a novas interrupções da cadeia de suprimentos.
No início de abril, o Ministério do Comércio da China impôs restrições à exportação de vários elementos de terras raras e ímãs amplamente utilizados nos setores automotivo, de defesa e energia. As restrições fizeram parte de uma resposta ao aumento do presidente dos EUA, Donald Trump, nas taxas dos produtos de Pequim.
Alguns dos elementos terrestres raros afetados são componentes vitais para a produção de motores de combustão e veículos elétricos.
Clepa disse na quarta -feira que, embora centenas de solicitações de licença de exportação tenham sido submetidas às autoridades chinesas desde o início de abril, apenas cerca de 25% parecem ter sido aprovadas.
“Com uma cadeia de suprimentos global profundamente interconectada, as restrições de exportação da China já estão paralisando a produção no setor de fornecedores europeus”, disse o secretário-geral do Clepa, Benjamin Krieger, em comunicado.
Por sua vez, a Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), o lobby principal da indústria automobilística do país, alertou que as restrições às exportações de Pequim poderão em breve fazer com que a produção pare.
“As restrições chinesas às exportações de terras raras representam um sério desafio para a segurança da oferta, não apenas em cadeias de suprimentos automotivos. Embora algumas licenças já tenham sido concedidas, isso não é suficiente para garantir uma produção estável”, disse o presidente da VDA, Hildegard Müller, à CNBC por e -mail.
“Outro problema surge do lento na liberação aduaneira das exportações para a qual uma licença de exportação válida foi concedida. Se a situação não mudar rapidamente, atrasos na produção e até parada não poderão mais ser descartados”, acrescentou.
Müller reiterou o apelo da VDA para que os legisladores alemães e da União Europeia “levantem essa questão enfaticamente da parte chinesa para que uma solução para a situação possa ser encontrada rapidamente”.
A demanda por terras raras e minerais essenciais deve crescer exponencialmente nos próximos anos, à medida que a transição de energia limpa acelera.
A China, por sua vez, é um líder indiscutível na cadeia essencial de suprimentos minerais, representando cerca de 60% da produção mundial de minerais e materiais terrestres raros. As autoridades americanas alertaram que isso representa um desafio estratégico em meio a uma mudança para fontes de energia mais sustentáveis.
‘Precisamos continuar a encontrar alternativas’
O BMW alemão
Ele teria declarado na quarta -feira que parte de sua rede de fornecedores foi afetada por restrições de exportação impostas pela China, enquanto os principais concorrentes nacionais, Volkswagen
E o grupo Mercedes-Benz disse que não estava enfrentando escassez.
“Em princípio, a Mercedes-Benz possui uma estratégia para todas as matérias-primas críticas diretas e indiretamente adquiridas, o que garante a demanda de longo prazo e mitiga muito bem os riscos de fornecimento a longo prazo que os depósitos de matéria-prima são limitados em algumas regiões”, disse um spokesman do Mercedes-Benz Group em um email.
A montadora acrescentou que ela também está trabalhando em conceitos para “reduzir significativamente” o número de metais terrestres raros por unidade de veículo. “No futuro, a Mercedes-Benz quer usar novas composições de materiais para dispensar fortes terras raras, como a discrição, em nossos motores elétricos”, disseram eles.
Um porta -voz da Volkswagen disse à CNBC que o fornecimento de peças automotivas contendo terras raras era estável.
“Nossos fornecedores estão trabalhando continuamente com seus subcontratados para obter as licenças de exportação necessárias. Recebemos indicações de que um número limitado dessas licenças foi concedido”, disseram eles.
Um porta -voz da BMW não respondeu a um pedido de comentário.
Não são apenas as montadoras européias que enfrentam a escassez de terras raras.
A Nissan, no Japão, disse que também está explorando maneiras de minimizar o impacto dos controles de exportação da China, trabalhando com o governo japonês e a Associação Japonesa de Fabricantes de Automóveis.
“É algo que está acontecendo agora e é verdade que isso terá algum impacto na indústria automotiva”, disse Ivan Espinosa, CEO da Nissan, disse à CNBC na quarta-feira.
“Precisamos continuar procurando alternativas para o futuro, mantendo a flexibilidade e nossas opções abertas”, acrescentou.
A montadora japonesa Suzuki Motor suspendeu a produção de seu carro rápido devido a raras restrições de terra na China, disse a Reuters na quinta -feira, citando duas fontes não identificadas. Um porta -voz da Suzuki Motor não estava disponível imediatamente para comentar quando contatado pela CNBC.
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Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.