Em uma entrevista com Times Brasil – CNBC licenciado exclusivoHilton Nascimento, CEO da Câmara de Comércio Brasil-Canada, comentou como as tarifas do presidente Donald Trump estão estreitando a relação comercial entre o Canadá e o Brasil. Essa parceria rendeu exportações brasileiras para o Canadá, onde tinham um marco histórico no primeiro tempo. O crescimento foi de 25% nas vendas estrangeiras, totalizando mais de 3,4 bilhões de dólares.
“Esse resultado de nossas exportações, com esse crescimento significativo, é encorajador. Chegamos a 3,4 bilhões, quando em 2004 éramos 2,7 bilhões”, diz o CEO.
Ele enfatiza ainda que todas essas exportações são devidas ao agronegócio, especialmente açúcar, café em várias formas e carne de porco. “Havia também a possibilidade de adicionar novos produtos, como peças de frango congelado, juntamente com o que já exportamos para o Canadá, sendo ouro, brutos e trabalhados e também o alumínio calcinado”.
Redirecionamento de produtos
Hilton ainda comenta que alguns produtos que tradicionalmente iriam para os Estados Unidos estão sendo redirecionados para o Canadá: “Recentemente, fizemos um trabalho com uma empresa brasileira em exportação de suco de laranja. Este projeto já está chegando a quase 300 lojas no Canadá, que estão recebendo suco brasileiro para substituir o suco dos EUA”.
Ele também diz que acredita, com o tempo, que será possível obter novas oportunidades no curto prazo para ocupar esse espaço na área comercial canadense. E que no Canadá, há uma campanha muito grande para boicotar produtos dos Estados Unidos, imposto pelo presidente Donald Trump.
No entanto, ele afirma que a tarifa está passando e que o mercado precisa ser cauteloso. “Quando essa substituição ocorre, precisamos prestar atenção que hoje é de curto prazo. As tarifas variam de 25%, 35%, 50%, ou seja, mudamos que a oportunidade está na construção de relacionamentos, de ter, independentemente da tarifa, um relacionamento comercial mais sólido com o Canadá”.
Saber mais:
Lula Signs Provision Medce que ajuda os setores afetados pela tarifa
A taxa de 50% e a queda de preço podem gerar perdas de R $ 2,9 bilhões para o setor de suco de laranja
Troca tecnológica e agrícola
O CEO da Câmara de Comércio Brasil-Canada também enfatiza que, com a tarifa, havia um interesse mútuo do Canadá e do Brasil para restringir mais laços, e, portanto, há uma relação comercial entre a província canadense de Saskatchewan e o estado de Goiás.
“There are possibilities for business development both in the area of Artificial Intelligence – Goiás and Saskatchewan have resources and institutions that develop solutions in this segment – and in the agribusiness area. Saskatchewan has 40% of Canada’s farm lands, and Goiás has different technologies in agribusiness that can be widely shared with Canadians,” he concludes.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil: Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings