O governo federal anunciou na quarta -feira (13) o Plano Soberano BrasilUm pacote de ações econômicas, trabalhistas e diplomáticas para mitigar os efeitos de 50% de tarifas impostas pelos Estados Unidos em uma ampla gama de produtos brasileiros. A estratégia, apresentada em meio à escalada da disputa comercial entre os dois países, baseia -se em três eixos: fortalecimento do setor produtivo, proteção dos trabalhadores e expansão da presença internacional do Brasil.
Crédito e incentivos fiscais
O eixo econômico prevê a criação de uma linha especial de crédito de R $ 30 bilhões, com juros reduzidos e liberação condicionada à preservação de empregos. Também está planejado para modernizar o sistema de garantia de exportação, com contribuição adicional de R $ 4,5 bilhões em garantir fundos para expandir a capacidade de cobertura contra riscos comerciais e políticos.
O pacote inclui o adiamento de impostos federais para exportadores, isto é, o adiamento do pagamento desses impostos a uma data futuraA extensão do regime de desvantagem, que suspende os impostos sobre insumos importados usados na produção de mercadorias exportáveis e um programa de compras do governo destinado a empresas tarifárias.
Além disso, o Reintegra retomará com taxas de até 6% para micro e pequenas empresas, efetivas até 2026.
Defesa do emprego
Segundo o governo, o acesso a novas linhas de negócios para empresas estará sujeito à manutenção de empregos.
Para monitorar a situação do mercado de trabalho, o monitoramento da Câmara de Emprego Nacional será instalado, o que terá a função de monitorar o nível de emprego nas empresas e suas cadeias produtivas, supervisionar as obrigações, benefícios e acordos de trabalho e propondo medidas destinadas a preservar empregos.
O desempenho será coordenado nacional e regional, através de câmaras regionais ligadas às superintendências regionais do trabalho.
Ofensiva diplomática e abertura de mercados
Na frente externa, o governo manterá negociações diretas com Washington para tentar reduzir ou reverter as taxas, enquanto segue a ação já apresentada no comércio mundial contra sobrecarregados. Ao mesmo tempo, a política de diversificação de mercado será intensificada: desde o início do ano, o Brasil obteve 399 novos acessos a produtos em diferentes países e foi avançado com os Emirados Árabes Unidos, Canadá, Índia e Vietnã.
O plano também é ancorado pela lei de reciprocidade, sancionada em abril, que autoriza o Brasil a aplicar medidas comerciais simétricas contra países que adotam barreiras unilaterais às exportações brasileiras.
Segundo membros da equipe econômica, a execução do Plano Soberano Brasil Será monitorado de perto pelo Planalto Palace, com revisões trimestrais e a possibilidade de ajustes de acordo com o desenrolar das negociações com os EUA e a evolução dos mercados internacionais.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings