O Exportação brasileira de café especial para os Estados Unidos despencou em agosto, após a entrada em vigor do Tarifa de 50% imposto pelo governo do presidente dos EUA, Donald Trumpsobre o produto exportado para o país.
Brasil enviou no mês passado 21.679 60 kg de sacos desses cafés diferenciados para os americanos, o que representa um Caindo 79,5% comparado a agosto de 2024 e 69,6% comparado a julho deste ano, o Associação Brasileira de Coffee Especializado (BSCA)com base em dados do Conselho de Exportadores de Coffee (Cecafe).
Você Estados Unidos liderou o ranking mensal deste ano como os principais importadores de cafés especializados brasileiros até agosto, também permanecendo como o Maior destino do produto no acumulado de 2025. No entanto, no mês passado, os americanos caíram para o sexto Na mesa, atrás:
Suéciacom 29.313 sacos
Holandacom 62.004 sacos
Alemanhacom 50.463 sacos
Bélgicacom 46.931 sacos
Itáliacom 39.905 sacos
Leia mais:
A tarifa derruba a exportação de café solúvel para os EUA, mas outros países e mercado doméstico compensam parte das perdas
“Muitos contratos assinados foram suspensos, cancelados ou adiados, a pedido de importadores americanos, uma vez que a tributação de 50% em relação aos cafés especializados brasileiros o torna virtualmente a realização desses negócios, devido a preços extremamente altos, que justifica esse desempenho significativo no desempenho dos Estados Unidos”, disse a Carmem Lucia Chaves de Brito, Uchha.
Segundo ela, o impacto da tarifa não apenas será sentido pelos produtores, exportadores e outros vínculos da cadeia de produção brasileira, mas especialmente pelos consumidores dos EUA.
“We have already observed elevation in the price of coffee to the American population, generating inflation to the country’s economy. This is a pity, as it will affect the largest global consumer market, which is the main partner of Brazil’s cafes, which can crumble part of this mature and consolidated structure, which has been built with high cost and effort of the different links of the coffee industry in Brazil and the United States. Keeping, we will have to engage new and huge costs and efforts to sell again at os níveis dos EUA ”, lamentou Ucha.
O presidente da BSCA comentou que é vital que o ramo executivo brasileiro faça o trabalho de abordagem e o diálogo aberto com o governo Trump, especialmente após a ordem executiva assinada pelo presidente dos EUA em 5, o que relata que as tarifas de importação recíprocas consideraram estratégicas, desde que os países tenham compromissos em acordos comerciais com os EUA e que atendam aos interesses americanos e à emergência ocultada por emergência. Governo local.
“É crucial que nós, como setor privado, representados por todas as entidades de classe, mantenhamos conversas com parceiros industriais e importadores nos EUA e no Departamento de Estado dos EUA, bem como o governo brasileiro precisa abrir, de fato, negociações com a administração Trump para encontrar uma solução através do diálogo”, disse a restauração do fluxo de comércio em nossos cafés, em condições justas, entre o Brasil e a Thea “.
__
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings