Abu Dhabi -Os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos estão desenvolvendo um acordo que permitirá que Abu Dhabi adquirisse alguns dos semicondutores dos EUA mais avançados nos EUA para impulsionar seu desenvolvimento em inteligência artificial, disse o presidente dos EUA, Donald Trump, na sexta-feira, diretamente da capital da emi.
“Ontem, os dois países também concordaram em criar uma maneira de os Emirados comprarem alguns dos chips de inteligência artificial mais avançados do mundo produzidos pelas empresas americanas. É um contrato muito grande”, disse Trump durante um café da manhã promovido pelo Conselho de Negócios dos EUA no último dia de sua visita de quatro dias ao Oriente Médio.
Leia também:
Trump retorna ao Oriente Médio em busca de novos negócios
Trump assina a parceria estratégica com a Arábia Saudita em uma visita oficial
O “contrato muito grande” mencionado pode se referir a um suposto acordo preliminar que permitiria aos Emirados importar 500.000 unidades da NVIDIA H100 por ano – a mais avançada produzida pela empresa americana. A medida aceleraria a capacidade do deserto emirado de construção de data centers necessários para apoiar seus modelos de IA.
Os Emirados Árabes Unidos investiram fortemente em infraestrutura de inteligência artificial nos últimos anos, para se tornar um centro global na área. Os semicondutores americanos são fundamentais para esse objetivo, mas ainda não chegaram aos aliados do Golfo Árabe por causa de preocupações com a segurança nacional.
Isso, no entanto, pode estar prestes a mudar. O governo Trump planeja revogar um padrão da era da Biden, conhecido como “regra de difusão da IA”, que impôs controles rígidos de exportação sobre chips avançados de IA, mesmo para países considerados aliados dos EUA.
Profissionais experientes em segurança e legisladores (além de fontes, alguns membros do governo de Trump) expressaram preocupação de que o fim dessas restrições possa dar lugar a que as tecnologias americanas sensíveis acabem nas mãos de rivais como a China.
As declarações de Trump foram feitas um dia depois que a Casa Branca anunciou uma parceria com os Emirados para construir um enorme campus de inteligência artificial em Abu Dhabi, anunciado como o maior do tipo fora dos Estados Unidos.
O data center será construído pela Emiradense G42 Technology Company, em parceria com várias empresas americanas, de acordo com um comunicado do Departamento de Comércio dos EUA. O complexo terá uma capacidade de 5 gigawatts e ocupará uma área de 26 km de quadrado.
Os nomes das empresas americanas envolvidas não foram divulgadas. Uma delegação de CEOs de grandes empresas de tecnologia dos EUA acompanhou Trump na viagem ao Oriente Médio, incluindo Jensen Huang (Nvidia), Sam Altman (Openai), Masayoshi Son (Softbank) e Jeetu Patel (Cisco).
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.