A recente interrupção nas taxas de Donald Trump moveu novamente o mercado de transporte de produtos, que foi impactado pelo medo de aumentar os custos.
A decisão trouxe alívio temporário aos mercados, que temiam o pior. No entanto, a volatilidade persistente nas bolsas de valores e nos mercados de títulos reflete um sentimento generalizado de incerteza na cadeia de suprimentos global, que enfrenta condições instáveis no comércio internacional.
Embora as tarifas com a China, o maior parceiro comercial nos Estados Unidos, permaneçam em vigor, em 145%, a situação fluida em outras nações asiáticas e européias, importantes parceiros de manufatura, está liderando os importadores de repensar recentemente decisões.
“Começamos a ver um grande número de cancelamentos de reservas de transporte marítimo na semana passada, e esse número aumentou ao abordar a taxa de tarifas em 9 de abril”, disse Paul Brashier, vice -presidente de sua cadeia de suprimentos global de logística. “Mas com o recente anúncio da suspensão das tarifas, exceto na China, podemos ver um aumento em reagendas nessas regiões”.
A União Europeia anunciou que suspenderá a aplicação de tarifas de retaliação em uma série de produtos americanos por 90 dias, um dia após a decisão de Trump.
Retenção carregada liberada
Andrew Abbott, CEO da Atlantic Container Line, que opera na rota européia do norte da Europa, informou que o carregamento de “retenção” resultante das tarifas foi liberado e as reservas disparadas após a suspensão. “Estamos prevendo um aumento significativo no volume de carga durante esse intervalo”, disse Abbott. “Estamos vendo pedidos de equipamentos de construção, motores, peças de caminhões, utensílios de jantar, guindastes, equipamentos agrícolas e bebidas, entre muitos outros. Os navios estão aglomerando.”
Outros provedores de logística relataram ao CNBC um aumento semelhante na demanda. Abbott acrescentou que as empresas que suspenderam as remessas agora se sentem recompensadas. “Até as montadoras britânicas reservavam remessas para maio”, disse ele.
A incerteza ainda está pendurada no ar
A incerteza permanece alta em um cenário em que as decisões comerciais dependem da análise completa das manchetes diárias. Os executivos de transporte marítimo permanecem alertas com o México como um exemplo relevante. As tarifas parciais em vigor sobre o México e o Canadá não foram alteradas.
“As pessoas são incertas e a incerteza gera medo. Eles estão começando a enviar algumas importações e exportações para os Estados Unidos, dizem produtos urgentes, mas o resto está em espera”, disse Simon Cohen, CEO da Henco Global, em uma entrevista antes do anúncio da suspensão tarifária.
Cohen relatou que as exportações de varejo do México para os Estados Unidos estão suspensas. “As vendas simplesmente não estão aumentando”, disse ele.
Com base nos dados aduaneiros dos EUA de 2024, analisados pelo Importgenius e aplicados a novas taxas em vigor, a receita diária das importações mexicanas é de US $ 345,5 milhões. Os aumentos de impostos diários sobre as importações canadenses, sob os mesmos critérios, totalizam US $ 282 milhões.
“O status quo É incerto que se tornou a nova normalidade da cadeia de suprimentos ”, disse Brashier.
Cohen citou as indústrias automotivas e aeroespaciais como exemplos. “O que estamos vendo é que a indústria está na medida de espera, esperando que as notícias avassem”, explicou.
A Volkswagen AG, por exemplo, suspendeu as remessas ferroviárias de veículos do México.
O investimento chinês em manufatura no México foi examinado pelo governo de Biden e pelo governo de Trump, e Cohen disse que as exportações chinesas para o México permanecem no limbo. “As empresas chinesas estão suspendendo tudo de novo”, disse Cohen. “Eles estão esperando para ver o que acontecerá em um futuro próximo. As empresas chinesas estão mantendo suas operações normais com o México, sem aumentar nada”.
A incerteza comercial na área doméstica pode ter um impacto prolongado nas economias dos estados fronteiriços, como o Novo México.
“2024 foi um ano recorde para atrairmos novas empresas, investimentos e empregos”, disse Jerry Pacheco, presidente da Border Industrial Association (BIA). “Além disso, em 2024, as exportações do Novo México para o mundo aumentaram 140%. Nossas exportações para o México cresceram 101%”.
Pacheco disse que a base industrial de Santa Teresa, representada pela BIA, agora representa aproximadamente 69% do total de exportações do Novo México para o mundo. “A situação das tarifas tem o potencial de impedir esse impulso”, alertou. “Os fabricantes de componentes automotivos removeram suprimentos excedentes do México para garantir suas cadeias de suprimentos e evitar possíveis tarifas”.
A evolução da guerra comercial “afeta profundamente toda a cadeia de suprimentos”, concluiu Cohen. “Portanto, precisamos ser extremamente cautelosos e pensar duas vezes antes de seguir em frente”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.