“Temos o maior repositório de gás natural do mundo, então não vejo por que a Petrobras não entra no parceiro da Nigéria o mais rápido possível”, disse o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, na segunda -feira (25), durante uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Planalto Palace. Tinubu também disse que recebeu de Lula para promessa que a empresa de propriedade do estado brasileiro irá agir sobre exploração de gás no país africano.
O discurso ocorreu após a reunião entre os dois presidentes, parte da visita do estado de Tinubu ao Brasil. A reunião também abordou projetos de cooperação tecnológica na indústria agrícola e farmacêutica. “Não vejo por que a superioridade tecnológica do Brasil em medicamentos genéricos não pode ser compartilhada com a África. Precisamos avançar em tecnologia, energia e transferência de economia para desenvolver nossas economias juntos”, disse Tinubu.
O presidente nigeriano lembrou que a agricultura será outro pilar da parceria. “A África é a nova fronteira e não há escolha a não ser abraçá -la através de pesquisas, tecnologia e soberania alimentar”, disse ele. Nesse contexto, a cooperação com a Embrapa foi discutida como um instrumento para aumentar a produtividade agrícola no continente africano.
Leia também:
A Petrobras excede 50 milhões de metros cúbicos no processamento de gás natural
A Petrobras avalia de volta ao setor de distribuição; O mercado vê medir como negativo
Lula reforçou o compromisso do Brasil com o aprofundamento dos relacionamentos. “O Brasil tem a obrigação de transferir conhecimento e tecnologia para a África, especialmente na área agrícola. Esta visita marca o retorno definitivo do Brasil ao continente africano, em uma relação solidariedade, fraterna e igualitária”, disse ele.
A reunião foi marcada pela assinatura de cinco novos acordos bilaterais em serviços culturais, aéreos, ciência e tecnologia e diálogo político. Também foi anunciado o início de um voo direto entre Lagos e São Paulo, operado pela Airline Air Peace.
A visita acontece no ano em que o Brasil e a Nigéria comemoram 65 anos de relações diplomáticas. Em 2024, o comércio bilateral totalizou US $ 2 bilhões, 20% em relação ao ano anterior, com ênfase nas exportações brasileiras de açúcares e importações de fertilizantes e petróleo. Lula lamentou, no entanto, que o fluxo comercial caiu na última década, como em 2014 era de US $ 10 bilhões por ano.
“Hoje estamos lutando e trabalhando para levar nossa soberania a um novo nível. A Nigéria é a maior economia africana, com uma população jovem e dinâmica, e queremos compartilhar com a tecnologia, energia e economia do Brasil”, disse Tinubu.
Lula concluiu destacando o caráter histórico da abordagem: “O Brasil está ciente de seus laços históricos e culturais com a África. E a única maneira de pagar essa dívida não está em dinheiro, mas em solidariedade, no alinhamento político, econômico e cultural”.
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings