A aliança entre o presidente Donald Trump e o bilionário da tecnologia Elon Musk quebrou dramaticamente na quinta -feira (5) devido à importante lei tributária do presidente.
Trump disse que Musk condenou o projeto (que está pendente no Senado) porque o CEO de Tesla está “chateado” ao eliminar os créditos de veículos elétricos no pacote e o presidente rejeitando sua escolha de comandar a NASA.
“Estou muito decepcionado com Elon. Ajudei -o muito”, disse Trump a repórteres na Casa Branca.
Musk rapidamente rebateu Trump em uma publicação em sua rede social X.
“Muito”, escreveu Musk. “Mantenha cortes de incentivo para veículos elétricos/solares na conta, mesmo que nenhuma subsídio de petróleo e gás seja tocada (muito injusta !!), mas descarte a montanha de porco repugnante no projeto de lei. Ao longo da história da civilização, nunca houve uma legislação tão grande e bonita.”
“Sem mim, Trump teria perdido a eleição”, postou Musk logo depois.
“Os democratas controlavam a Câmara e os republicanos teriam 51 votos para 49 no Senado”, acrescentou Musk, que foi o maior financiador da campanha de Trump em 2024, tendo investido mais de US $ 250 milhões nesta iniciativa.
“Que ingratidão”, escreveu ele.
A rejeição de Trump às críticas de Musk ocorreu após dias que o bilionário condenou o que Trump chama de um “projeto único, grande e bonito” por preocupações de que ele explodisse déficits federais.
Na terça -feira (3), Musk chamou o projeto de lei, que está sendo analisado pelo Senado, “abominação nojenta”.
Na semana passada, Musk deixou sua posição temporária no governo supervisionando Doge, Trump Government esforço para cortar gastos e funcionários federais.
No fim de semana passado, logo depois que Musk foi elogiado por Trump por seus serviços governamentais em um evento no Oval Hall, o presidente disse que estava removendo o candidato favorito de Musk, o bilionário de tecnologia Jared Issacman, para comandar a agência espacial da NASA.
“Sabe, eu sempre gostei de Elon Musk”, disse Trump na quinta -feira (5). “Eu prefiro que ele me critique do que a conta, porque o projeto é incrível”.
“Elon está chateado porque adotamos o mandato para veículos elétricos e você sabe que era muito dinheiro para veículos elétricos”, disse Trump. “E, você sabe, eles estão tendo dificuldades com veículos elétricos e querem que paguemos bilhões de dólares em subsídios”.
“Elon sabia disso desde o início”, disse Trump, referindo -se à eliminação de créditos tributários no projeto de lei para veículos elétricos. “Ele sabia disso … há muito tempo.”
“Estou muito decepcionado, porque Elon sabia que o funcionamento interno dessa conta melhor do que quase qualquer pessoa sentada aqui, melhor que você. Ele sabia tudo sobre ele. Ele não tinha nenhum problema com ele”.
“De repente, ele teve um problema e só desenvolveu o problema quando descobriu que teríamos que cortar o termo para veículos elétricos porque representa bilhões e bilhões de dólares e é realmente injusto”, disse Trump.
O presidente também disse, referindo -se a Isaacman: “Tenho certeza [Musk] Eu o respeitei, mas comandando a NASA … não achei apropriado. ”
“Você é um democrata, totalmente democrata”, disse Trump sobre Isaacman. “E eu digo, você sabe, vencemos. Temos certos privilégios. E um dos privilégios é que não precisamos nomear um democrata. A NASA é muito importante.”
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.