A pressão política contra o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, está aumentando e, no entanto, o banco central deve manter as taxas de juros estáveis no final de sua reunião de dois dias nesta semana.
Apesar da onda de ataques recentes a Powell pelo presidente Donald Trump, os preços no mercado futuro não indicam praticamente uma chance de um corte nas taxas de juros, de acordo com o indicador Fedwatch do CME Group.
O presidente argumentou que manter uma taxa de juros básica muito alta dificulta o acesso às empresas e consumidores em empréstimos, aumentando a pressão sobre a economia dos EUA. A taxa de juros básica define o que os bancos cobram um ao outro em empréstimos noturnos, mas também afeta muitas das taxas de empréstimos e poupança que a maioria dos americanos vê diariamente.
Com o provável adiamento do corte de juros até pelo menos setembro, os consumidores que combatem o peso dos preços altos e os altos custos de empréstimos não estão recebendo muito alívio, dizem os especialistas.
“A combinação de altas taxas de juros, inflação persistente e incerteza econômica é bastante desafiadora”, disse Matt Schulz, principal analista de crédito da Lendingree. “A maioria dos americanos não tem muita margem de manobra e hoje há ainda menos”.
De cartões de crédito e taxas de hipoteca a contas de financiamento e poupança de veículos, veja como o Fed desempenha um papel em suas finanças.
Leia mais
Fed Inspetor Geral está revisando medidas do governo Trump para desmontar o CFPB
BCE deve manter os “olhos e ouvidos abertos”, diz Nagel Do Bundesbank
Receita dos títulos do Tesouro dos EUA sobe com conflitos de fita israel que colocam mercados em alerta
Cartões de crédito
A dívida do cartão de crédito continua sendo um problema para os consumidores que lutam para rastrear preços altos. Como a maioria dos cartões de crédito tem uma taxa de variável, há uma conexão direta com a taxa de referência do Fed.
Mas mesmo com o Fed Away, as taxas de cartão de crédito aumentaram um pouco. Atualmente, a taxa percentual média anual está logo acima de 20%, de acordo com o Bankrate, não muito longe da máxima histórica do ano passado.
“Este é um sinal de que os bancos estão tentando se proteger do risco nesses tempos incertos”, disse Schulz. No entanto, neste caso, há algo que os consumidores podem fazer em relação às taxas anuais mais altas.
“A verdade é que as pessoas têm muito mais poder sobre as taxas que pagam do que pensam, especialmente se tiverem um bom crédito”, disse Schulz.
Em vez de aguardar um corte de juros que possa levar meses, os tomadores de empréstimos agora podem migrar para um cartão de crédito de saldo de juros ou consolidar e pagar cartões de crédito de alta taxa de juros com um empréstimo pessoal com taxas de juros mais baixas, disse ele.
Hipoteca
Como as hipotecas de 15 e 30 anos estão amplamente ligadas à renda dos títulos do Tesouro e à economia, essas taxas não se moveram muito – e isso não ajudou os potenciais compradores.
A taxa média para uma hipoteca de 30 anos com taxa fixa permaneceu na mesma faixa estreita por meses e atualmente fica perto de 6,9%, de acordo com o Bankrate. A solução do problema nacional de inventário limitada e a acessibilidade à habitação continua sendo uma questão importante, independentemente da próxima ação do Fed.
“Não vejo grandes mudanças chegando no futuro imediato, o que significa que aqueles que procuram um lar neste verão devem esperar que as taxas permaneçam relativamente altas”, disse Schulz.
Financiamento de veículos
As taxas de financiamento de veículos são fixas e não estão diretamente ligadas ao Fed. Mas os pagamentos estão aumentando devido ao aumento dos preços dos carros, em parte devido aos impactos da política comercial de Trump.
Atualmente, a taxa média de financiamento de cinco anos para um carro novo é de 7,24%, de acordo com o Bankrate.
O crescimento de partes médios de veículos está excedendo os preços novos e usados dos carros, de acordo com dados separados do Bank of America. Agora, as famílias com uma parcela mensal do carro, 20% pagam mais de US $ 1.000 por mês.
“Combine isso com o potencial das tarifas para elevar ainda mais os preços dos carros, e isso se torna um momento realmente desafiador para comprar um carro”, disse Schulz. “No entanto, buscar a melhor taxa e obter aprovação para financiamento mesmo antes de ir aos revendedores pode gerar economias significativas”, acrescentou.
Empréstimos estudantis
As taxas de juros para empréstimos para estudantes federais são estabelecidas anualmente, com base, em parte, no último leilão do tesouro de 10 anos, realizadas em maio e são fixadas ao longo da vida útil do empréstimo, para que a maioria dos mutuários de empréstimos seja um pouco protegida do Fed e da recente turbulência econômica.
As taxas de juros atuais para empréstimos federais para estudantes de graduação, concedidos até 30 de junho, são de 6,53%. A partir de 1º de julho, as taxas de juros serão de 6,39%.
Embora os mutuários da dívida federal de estudantes federais existentes não vejam suas taxas alteradas, muitos agora enfrentam outros obstáculos e menos opções para o perdão federal de empréstimos.
Poupança
Por outro lado, as contas de poupança on -line com a melhor renda ainda oferecem retornos acima da média e atualmente pagam mais de 4%, de acordo com o Bankrate.
Embora o banco central não tenha influência direta nas taxas de depósito, os rendimentos tendem a ser correlacionados com as alterações na taxa de juros básica – portanto, manter essa taxa inalterada mantém altas taxas de poupança por enquanto.
“O que está perdido nisso é que os poupadores, incluindo milhões de aposentados, estão realmente ganhando uma boa renda de suas economias, desde que tenham seu dinheiro investido em um lugar competitivo”, disse Greg McBride, analista financeiro do Bankrate.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.