O dólar perdeu força no mercado local à tarde e fechou a sessão na sexta-feira (6) em uma ligeira queda, na casa de US $ 5,57-o menor valor em 8 meses.
Esse movimento foi contra a onda global de fortalecimento da moeda dos EUA, que começou de manhã e persistiu ao longo do dia, depois que os refrigerantes dos dados do mercado de trabalho dos EUA no corte de juros mais agressivos por Federal Reserve (Fed, Banco Central dos EUA) este ano.
O Real era uma das poucas moedas emergentes, ao lado do peso mexicano, ganhando terreno. Os operadores citados como possível gatilho para a apreciação da moeda brasileira O retorno de certos otimismo com o pacote tributário em estudo no governo.
Também pode ter havido um movimento de ajuste e ajuste de lucro, pois a possibilidade de uma taxa residual da taxa seletiva deste mês torna ainda mais difícil manter as posições compradas em dólares.
A Real e seu principal concorrente também se beneficiaram da descarga de petróleo e maior apetite ao risco na segunda etapa dos negócios, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciará que haverá uma reunião entre representantes comerciais americanos e chineses na próxima segunda -feira (9).
Na quinta -feira (5), Trump conversou por telefone com o líder da China, Xi Jinping. Com o mínimo de R $ 5.5603, o dólar em dinheiro encerrou a sessão de negociação 0,26% para R $ 5.5698 – menor valor de fechamento a partir de 8 de outubro (R $ 5.5328). A fronteira termina a semana e as primeiras cinco sessões de negociação de junho com perdas de 2,62%.
No ano, a moeda dos EUA tem uma desvalorização de 9,88% em comparação com o real. “O dólar se fortaleceu de manhã com a folha de pagamento, empurrando a hipótese de cair as taxas de juros dos EUA no curto prazo. Esse comportamento mudou ao longo do dia com alguma correção técnica e a expectativa da reunião de fim de semana para discutir medidas fiscais”, disse o chefe da economista do Ouribank, Cristiane Fourtholi.
Leia mais:
O petróleo se fecha e dispara 6% na semana com imagem geopolítica e otimismo americano-china
A guerra comercial aumenta a taxa de desemprego no Canadá para 7%
Depois de adiar rumores, as fontes relataram que a reunião é mantida no domingo (8) entre o ministro das Finanças, Fernando Haddad, e os deputados recebidos pelo prefeito, Hugo Motta (republicanos-PB), para discutir alternativas à alta. Se os líderes do Senado não conseguirem participar desta reunião, outro será feito com eles e o presidente da Câmara, David Alcolumbre (Union-AP), na segunda-feira de manhã.
O presidente do Conselho Brasil, João Camargo, disse que Motta deveria fazer um discurso histórico no fórum que o grupo de negócios promove em Guarujá, na costa de São Paulo. O Ministro das Cidades, Jarder Barbalho Filho, disse acreditar que os benefícios fiscais serão o tema central da reunião de domingo.
O líder de Unão Brasil na Câmara, Pedro Lucas (União-Ma), por sua vez, indicou que, entre os pontos que serão tratados, estão o “destacamento da receita de saúde e educação, o excedente do petróleo e os dividendos dos BNDes”.
Folha de pagamento no esperado
Economista -chefe dos novos investimentos futuros, Nicolas Borsoi, afirma que, além da repracificação do cenário para a taxa selera nos últimos dias, o real parece ser fortalecido com o crescente otimismo em torno do resultado da reunião de Haddad com os parlamentares. “Uma proposta de corte linear nos benefícios fiscais seria muito melhor que a ordem”, disse Borsoi.
No exterior, o termômetro de comportamento em dólares em comparação com uma cesta de seis fronteiras, o índice DXY aumentou cerca de 0,40% no final da tarde, cerca de 99.200 pontos, após o máximo de 99,357 pontos. No entanto, o índice do dólar termina a semana com um pouco baixo (0,25%). No ano, o DXY cai mais de 8%.
Após fracos dados de geração de emprego no setor privado (Relatório ADP) e aumento de pedidos semanais de seguro de desemprego para sugerir desânimo do mercado de trabalho, o relatório de emprego de maio excedeu as expectativas. A economia americana criou 129.000 vagas no mês passado, acima da mediana das projeções de 125.000.
“A folha de pagamento veio mais ou menos dentro do esperado e mostrou que o mercado de trabalho é forte. Isso sugere que não haverá interesse nos EUA no curto prazo”, disse o economista Vladimir Caramaschi, parceiro fundador da consultoria econômica, para quem a apreciação real da tarde está mais ligada ao aumento do risco de risco no exterior, com a expectativa de reunião entre a China e a US. “Pode haver um retorno do estresse inicial com o episódio de IOF”.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings