Com a queda da confiança do consumidor, a demanda por viagens aéreas comerciais diminuiu. Recursos financeiros ainda mais altos estão se retirando, de acordo com a mais recente pesquisa do Barclays com corretores e financiadores de jatos executivos.
O interesse dos clientes na compra de jatos executivos caiu 49% desde março, segundo a pesquisa, realizada de 9 e 15 de abril e 65 entrevistados.
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O Barclays Business Jet Indicator Research, publicado na semana passada, usa cinco métricas, incluindo perspectivas e preços de 12 meses, para avaliar a situação do mercado. Todas as métricas, exceto uma (níveis de inventário), caíram de meados de março para meados da abril. Como resultado, a pontuação composta caiu de 52 para 40.
A queda percentual registrada na pesquisa mais recente de 23%é a mais alta registrada pelo Barclays desde a pandemia de Covid. O analista do Barclays, David Strauss, disse à CNBC que esperava uma queda no sentimento do mercado, mas não em um grau tão significativo.
Uma pontuação de 40% indica que o mercado está desacelerando, de acordo com o Barclays.
O indicador se correlaciona com o índice de tobill dos fabricantes de aeronaves, uma medida-chave de sua saúde financeira. Uma pontuação de 40 indica que o valor em dólar dos novos fabricantes está cerca de 10% abaixo dos pedidos que estão sendo atendidos atualmente, disse Strauss.
Os entrevistados de pesquisa disseram ao Barclays que os clientes suspenderam compras, temendo o impacto das tarifas não apenas no mercado de aeronaves, mas também em seus negócios operacionais.
Quase metade (46%) dos participantes declarou que o interesse dos clientes em comprar jatos executivos diminuiu desde março. Quarenta e quatro por cento disseram que o interesse dos clientes permaneceu o mesmo e apenas 10% relataram que houve melhorias.
Quando questionou especificamente o efeito das tarifas na demanda por novas aeronaves, 93% dos entrevistados disseram que isso teria um impacto negativo na demanda, com a maioria dos esperados que o impacto seja significativo. Apenas 7% disseram acreditar que não haveria impacto.
Quanto aos jatos utilizados, 67% dos entrevistados ainda eram pessimistas, esperando um impacto negativo significativo ou mínimo na demanda. Pouco menos de um terço (27%) esperava que a demanda por jatos usassem até certo ponto.
No entanto, a legislação pendente pode dar um impulso aos fabricantes de jatos executivos.
Tanto o Senado quanto a Câmara dos Deputados adotaram uma resolução orçamentária que visa estender o tribunal tributário e de emprego. Uma provisão importante do TCJA permitiu que as empresas deduzem imediatamente 100% das compras de equipamentos elegíveis em vez de distribuir dedução ao longo do tempo. A taxa caiu 20% ao ano desde 2023 e estava programada para ser gradualmente eliminada em 2027.
Os legisladores republicanos agora têm uma maneira de aumentar a taxa de volta para 100% e permitir deduções retroativas, conforme solicitado pelo presidente Donald Trump em março. Se eles puderam trazer de volta a depreciação de 100%de bônus, as aeronaves privadas se tornariam muito mais atraentes do ponto de vista fiscal.
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Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.