O déficit comercial dos EUA caiu mais da metade em abril, mostrou dados do governo na quinta -feira (5), retirando -se de um recorde, com as importações caindo com a entrada em vigor das tarifas globais do presidente Donald Trump.
A maior economia do mundo registrou um déficit comercial de US $ 61,6 bilhões no mesmo mês, quando Trump anunciou 10% em quase todos os parceiros de negócios. Isso representou uma queda de 55,5% em relação a março, disse o Departamento de Comércio.
Em março, o déficit comercial geral dos EUA atingiu um novo recorde de US $ 138,3 bilhões, enquanto as empresas procuravam antecipar as tarifas prometidas de Trump.
Mas as importações caíram 16,3% em abril para US $ 351 bilhões, com a entrada em vigor dos aliados e concorrentes gerais dos EUA.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
A CBO estima que as tarifas reduzirão os déficits e o tamanho da economia dos EUA e aumentarão a inflação
A previsão de crescimento dos EUA é drasticamente reduzida pela OCDE, com taxas de Trump prejudicando a perspectiva global
Além da taxa de 10%, Trump também anunciou antes de suspensá-lo, taxas mais altas para dezenas de economias, incluindo a União Europeia e o Japão. Essa suspensão, que abriu espaço para negociações comerciais, deve expirar no início de julho.
Os produtos da China eram o principal alvo de Trump durante o mês, enquanto as duas maiores economias do mundo estavam envolvidas em uma subida retaliatória que levantou impostos de ambos os lados de produtos um do outro para três dígitos.
Isso paralisou muitas remessas da China antes que os países chegassem a um acordo temporário para apaziguar a situação.
Por enquanto, todos os looks estão focados em um chamado entre Trump e o presidente chinês Xi Jinping, em meio à esperança de que ambos os líderes possam ajudar a alcançar uma última resposta mais longa.
Mas o estado de um acordo comercial entre os dois países permanece incerto, como Trump acusou Pequim na semana passada de violar os termos do acordo temporário – que a China negou.
Abrangente
Em abril, as importações dos EUA caíram 16,3%, para US $ 351 bilhões devido à queda nas remessas de mercadorias.
Em particular, as importações de bens de consumo caíram US $ 33 bilhões, mostraram os dados, com contratempos em produtos farmacêuticos e celulares.
As exportações dos EUA aumentaram 3%, para US $ 289,4 bilhões, impulsionados pelas exportações de mercadorias como suprimentos industriais.
Mas as exportações e peças dos EUA caíram US $ 3,3 bilhões.
Além das tarifas abrangentes direcionadas a diferentes países, as empresas também enfrentaram tarifas setoriais específicas que Trump implementou nos últimos meses.
Em março e abril, o presidente aplicou tarifas sobre as importações de aço, alumínio e carros e, desde então, dobrou as taxas nos dois metais este mês.
O déficit geral dos EUA tem sido o menor desde o início de 2023, de acordo com dados do governo.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings