O Tribunal Penal Internacional (CPI) rejeitou nesta sexta-feira (10) pedido da defesa do ex-presidente das Filipinas Rodrigo Duterte ser libertado por motivos médicos. Aos 80 anos, ele enfrenta três acusações de crimes contra a humanidade ligada à sua polêmica “guerra às drogas”.
Segundo os juízes do tribunal, com sede em Haia, na Holanda, Duterte representa um risco de fuga e pode interferir nas investigações ou nas testemunhas se ele fosse libertado. “A Câmara considera que a detenção do Sr. Duterte continua necessária”, diz a decisão, datada de 10 de outubro e divulgada em versão parcialmente confidencial.
O procurador da CPI o acusa de envolvimento em pelo menos 76 assassinatosdivididos em três grupos. O primeiro envolve 19 mortes ocorreram entre 2013 e 2016quando ele ainda era prefeito da cidade de Davao. A segunda capa 14 execuções de “alvos de alto valor” durante os primeiros anos de seu governo, em 2016 e 2017. O terceiro inclui 43 assassinatos de utilizadores de baixo nível e de traficantes em operações de “limpeza”, entre 2016 e 2018.
Duterte era preso na capital filipina, Manila, em 11 de março e transferido no mesmo dia para o Unidade de detenção da CPI, na prisão de Scheveningenna Holanda. Desde então, permanece sob custódia, tendo participado de audiências por vídeo, aparentemente abatido e com dificuldade de se expressar.
O advogado de defesa, Nicholas Kaufmanafirmou que o ex-presidente sofre de “declínio cognitivo em múltiplos domínios” e isso não pode enfrentar julgamento. Kaufman pediu ao Tribunal que adiasse as audiências indefinidamente e criticou a decisão de sexta-feira.
“A defesa considera que rejeitar as garantias apresentadas por um homem de 80 anos, debilitado e com deficiência cognitiva, é um erro”, disse Kaufman à AFP. Ele disse ainda que um recurso foi interposto na semana passada.
Ao analisar o pedido, os desembargadores da CPI avaliaram três pontos: risco de fuga, possibilidade de obstrução às investigações e estado de saúde. O Tribunal concluiu que Duterte ainda tem “contactos políticos necessários e uma rede de apoio”incluindo mencionar sua filha Sara Duterteatual vice-presidente das Filipinas. Essa estrutura, de acordo com a decisão, poderia ajudá-lo a escapar ou testemunhas de pressãodireta ou indiretamente.
O tribunal reconheceu que foram apresentados relatórios médicos sobre o estado de saúde do ex-presidente, mas considerou a informação insuficiente para justificar a libertação. “Os documentos não demonstram que a sua condição física ou cognitiva elimine os riscos identificados”, afirmaram os juízes.
O parecer restringe-se ao pedido de liberdade provisória e não define se Duterte está ou não apto para ser julgado. A próxima etapa do processo, chamada “audiência para confirmar as acusações”ele era adiado indefinidamente até que esta avaliação médica seja concluída.
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos