A Suprema Corte da Argentina realizou na terça -feira (10) a condenação por fraude da ex -presidente Cristina Kirchner, que inclui uma sentença de Seis anos de prisão e a proibição de ocupar posições públicas para sempre.
“As sentenças concedidas pelos tribunais anteriores foram baseadas na abundância de evidências apresentadas”, escreveu a Suprema Corte em sua decisão, acrescentando que o pedido de Kirchner de recorrer da condenação “foi negado”.
Esta decisão torna definitivo a condenação e sentença de Kirchner. O ex -presidente tem 72 anos e, portanto, pode evitar que a cadeia solicite a sentença na prisão domiciliar.
A decisão termina a carreira de um dos líderes mais polarizadores da Argentina, que teve grande influência no cenário político do país por duas décadas. Seu grande rival, o presidente libertário Javier Milei, comemorou a decisão. “Justiça. Fim”, escreveu ele em sua conta de rede social X.
A reação de Kirchner e seus apoiadores
Em um discurso para centenas de apoiadores após a decisão, em frente à sede de seu partido de centro-esquerda, o justicialista Kirchner acusou o “mafioso direito” de destruir seu legado social.
“Eles podem me prender, mas as pessoas continuarão a receber salários miseráveis ou perder o emprego. Eles podem me prender, mas as pensões permanecerão insuficientes e as famílias não serão capazes de fechar as contas”, disse ela.
Alguns na multidão choraram enquanto outros se abraçavam. “Sinto raiva e impotência, mas não podemos desistir, nunca devemos desistir”, disse Karina Barberris, 43 anos.
Condenação e acusação de fraude
Kirchner foi condenado em 2022 por administração fraudulenta relacionada à concessão de propostas de obras públicas durante seu mandato presidencial, entre 2007 e 2015.
Ela negou as acusações de fraude, afirmando que elas são uma tentativa de acabar com sua carreira política.
“Ser preso é um distintivo de dignidade”, afirmou Kirchner.
Casal poderoso
Kirchner ganhou destaque como parte de um casal poderoso na política com seu falecido marido Nestor Kirchner, que a precedeu como presidente entre 2003 e 2007.
Após dois mandatos como presidente entre 2007 e 2015, ela atuou como vice-presidente de 2019 a 2023 no último governo de centro-esquerda, antes de Milei assumir o poder.
A eleição de Milei foi vista como uma rejeição generalizada ao movimento peronista nacionalista da esquerda dos Kirchners, acusado de corrupção generalizada e má gestão econômica.
Kirchner tem sido uma das críticas mais ferozes de cortes profundos em gastos públicos e desregulamentação promovida por Milei.
Leia mais:
Cidadãos búlgaros não estão convencidos da entrada do país na zona do euro
China: os temores de uma crise financeira em carros elétricos crescem no meio da guerra de preços
Planos futuros e poder político
Antes da decisão de terça -feira, ela planejava concorrer a um lugar na legislatura provincial de Buenos Aires nas eleições de setembro. Se vencesse, ganharia imunidade contra processos.
Rosendo Fraga, analista político veterano, disse esperar que o poder político de Kirchner cresça se ela for detida.
À esquerda, a ameaça de sua prisão levou a uma rara demonstração de união. Mas o historiador Sergio Berensztein disse acreditar que a mobilização por sua libertação seria curta. “Cristina hoje tem liderança limitada; ela não é Cristina de 2019”, disse ele à AFP.
O caso contra Kirchner está relacionado a contratos de obras públicas concedidas em sua fortaleza do sul, Santa Cruz.
Ela foi acusada de receber dezenas de contratos a um membro comercial que ela e seu falecido marido sabiam.
Sua sentença já havia sido confirmada por um tribunal de apelação em 2024. O pedido inicial dos promotores a ser preso causou manifestações em várias cidades argentinas em agosto de 2022, e alguns terminaram em confrontos com a polícia.
No mês seguinte, ela sobreviveu a uma tentativa de assassinato quando um homem apontou para um revólver no rosto e puxou o gatilho, mas a arma não atirou.
O atirador disse que agiu por frustração com a corrupção. “Eles (seus oponentes políticos) me querem na prisão ou mortos”, disse Kirchner repetidamente.
Em março, os Estados Unidos proibiram sua entrada no país, bem como um de seus ex -ministros, acusando -os de corrupção.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings