O dólar ganhou força durante a tarde e terminou a sessão na terça -feira (10) em alta leve, na casa de US $ 5,57, alinhada com o comportamento da moeda americana no exterior.
Os investidores evitaram a exposição a moedas emergentes enquanto aguardavam uma decação de negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China, que entraram no segundo dia com perspectivas positivas hoje.
De manhã, o dólar chegou a operar a tempo, com um mínimo de R $ 5,5388, com relatos de recursos estrangeiros para o petróleo local e alto, que reverteram à tarde. A leitura benigna do Índice Nacional de Preços ao Consumidor de Maio (IPCA) não excluiu apostas na alta final da Selic, com ponto percentual de 0,25 na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na próxima semana.
As negociações entre governo e parlamentares sobre as medidas tributárias do Ministério das Finanças para substituir parcialmente o aumento do imposto sobre operações financeiras (IOF) permaneceram como pano de fundo para os negócios, dadas dúvidas sobre a aprovação de medidas do Congresso e a eventual adoção de cortes de gastos.
Com um máximo de R $ 5,5749, o dólar em dinheiro terminou o dia acima de 0,14%, R $ 5,5704, após três sessões consecutivas de negociação de outono. A moeda americana se acumula baixa de 2,61% nas sete primeiras sessões comerciais de junho e 9,87% em 2025 em comparação com o Real, que tem o melhor desempenho entre a moeda latino -americana.
Leia mais:
May a inflação dá sinais de alívio, mas o copom ainda enfrenta um cenário incerto, avalia o presidente da Febbraban
“Crédito é como remédio: na dose certa, salva”, diz Sebrae Manager sobre um novo programa do governo
O termômetro de comportamento em dólares em comparação com uma cesta de seis moedas fortes, o índice DXY foi levemente alto e subiu cerca de 0,10% no final da tarde, com 99,038 pontos, após o máximo de 99,390 pontos. O peso colombiano e o sul -coreano vencidos tiveram as maiores quedas entre emergentes.
“O mercado é defensivo e um pouco pressionado com essa expectativa de negociação entre os Estados Unidos e a China, numa época em que o presidente Donald Trump enfrenta protestos e resistência em seu próprio partido”, diz o economista -chefe da Forestora Corretora, que vê a China com “bastante força” para apoiar a guerra comercial, apesar dos recentes indicadores terem mostrado a exclusão da economia chinesa.
Na agenda do dia, destacando o IPCA, que diminuiu de 0,43% em abril para 0,26% em maio, no piso das expectativas, cuja mediana era de 0,34%. Embora ainda haja preocupação com a dinâmica inflacionária, especialmente os serviços, a leitura do índice foi considerada benigna.
“Esse resultado do IPCA, juntamente com os impactos da mudança no IOF, reforça a tese do ciclo final de interesse e manutenção da Selic na próxima reunião do copom, apesar dos sinais ainda incipientes de desaceleração na atividade econômica”, diz o economista Vladimir Caramaschi, parceiro fundador de +consultoria econômica.
Embora não haja aumento adicional do Selic, a visão dos analistas é que a perspectiva de que a taxa de juros permanece alta por período prolongado dá algum apoio ao real, estimulando operações comerciais de transporte e tornando -o muito caro a carga de posições compradas em dólares.
Além de qualquer movimentos de aversão ao risco no exterior, o real pode ser prejudicado pelas incertezas em torno da política fiscal em meio a negociações em torno do pacote do governo para substituir parcialmente o aumento do IOF. O ministro das Finanças, Fernando Haddad, disse que expôs o presidente Luiz Inacio Lula da Silva na terça -feira, que retornou na noite de segunda -feira à França, as medidas negociaram com os líderes parlamentares.
Haddad minimizou o prefeito do prefeito, Hugo Motta (republicanos-PB), que o Congresso não tem compromisso de aprovar as medidas apresentadas. “É um discurso de prudência”, disse Haddad, que atribuiu aos parlamentares a inclusão do aumento de juros sobre a Equidade (JCP) no pacote. “Qual foi a medida da fazenda que não foi aprovada após uma negociação?”
“Os discursos de Haddad sobre a política fiscal ainda estão focados na coleção do que um corte de gastos. Não está claro se ele está disposto a negociar com cada um dos segmentos que serão impactados pelas medidas”, diz o economista Paloma Lopes, de investimentos em valor, acrescentando que sem notícias positivas aqui, o dólar seguiu o exterior.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings