Após três dias de negociação desde a troca de farpas entre Elon Musk e o presidente Donald Trump, o que tornou o valor de mercado de Tesla 14% em uma única sessão de negociação na semana passada, as ações do fabricante de carros elétricos de luxo se recuperaram quase completamente.
Em sua terceira alta consecutiva, as ações da Tesla subiram 5,7% na terça -feira (10) e fecharam em US $ 326,09, com apenas US $ 6 abaixo do valor em que estavam sendo negociados na quarta -feira passada, antes da confusão entre as redes sociais vencedoras de Musk e Trump.
Leia também
Trump considera se livrar de seu Tesla após discordância com Elon Musk
Espera -se que as ações de Tesla terminem enquanto Musk termina o período com o DOGE de Trump
Byd supera a Tesla em vendas de carros elétricos na Europa, apesar das tarifas da UE, diz o relatório
Avanços em testes de veículos autônomos
O último salto ocorreu depois que Musk compartilhou um vídeo em sua rede social X (ex -Twitter), mostrando que Tesla estava testando veículos autônomos nas ruas de Austin, Texas, sem um supervisor humano de segurança humana.
O clipe de oito segundos mostrou a versão mais recente do Modelo Y SUV, pintada de preto com um logotipo “robotaxi”, navegando em um cruzamento e parando para permitir que os pedestres passem na pista.
Após anos de atrasos e promessas não cumpridas que deixaram a Tesla atrás dos concorrentes como a Waymo (alfabeto) no mercado de Robotáxis, a empresa de Musk finalmente parece pronta para colocar sua tecnologia de direção autônoma nas ruas, embora muito limitada inicialmente.
A Bloomberg já havia informado que a Tesla deveria lançar oficialmente seu piloto de serviço de transporte sem motorista em Austin em 12 de junho (quinta -feira), embora a empresa não tenha confirmado a data além de dizer que será em junho.
Os carros autônomos da Tesla terão liberação gradual
Musk disse recentemente a David Faber, da CNBC, que a Tesla começará com um lançamento muito pequeno, incluindo cerca de 10 a 20 de sua robotaxia, com uma nova versão “não paga” da tecnologia FSD ou “autônomo completo”. Os testes envolverão o Modelo Y, não o Cybercab futurista, que Tesla planeja produzir no próximo ano, ao contrário do que ela pensava anteriormente.
Também de acordo com o CEO, a Tesla usará a tecnologia de geofrencing para o serviço, limitando onde o robotáxis pode operar inicialmente e que os funcionários monitorarão remotamente a frota.
A Tesla agora está listada como “em teste” em um site oficial da cidade de Austin, como relatado inicialmente pelo blog de fãs de Tesla, Teslarati. O site compartilha informações sobre empresas de veículos autônomos que operam em Austin.
Concorrência e testes no Texas
A Waymo, que opera uma frota comercial na capital do Texas, é o único fabricante de veículos autônomos listado com a designação “implementação” em vez de “mapear” ou “testar” no site de Austin. A empresa também possui serviços comerciais de robotaxia em parte da área da baía de São Francisco, Phoenix e Los Angeles.
Outras empresas, no entanto, estão presentes na mesma cidade, embora sob outras classificações: o Zoox da Amazon está listado como “em testes”, bem como a Avride, um desenvolvedor de veículos autônomos que veio da empresa de tecnologia russa Yandex.
Sawyer Merritt, promotor e fã de Tesla, foi quem publicou originalmente o vídeo Modelo Y operando com o FSD-não supervisionado em Austin.
“Urgente: primeiro Robotx Tesla Modelo Y sem ninguém no banco do motorista em um teste nas estradas públicas de Austin, Texas!” escreveu Merritt em X.
Fricção com Donald Trump
Musk lembra o post, acrescentando: “Design lindamente simples. Estes são os carros Tesla, que saem da fábrica, o que significa que todos os Teslas, deixando nossas fábricas, podem dirigir sem supervisão!”
Musk, a pessoa mais rica do mundo, está se recuperando de uma semana difícil: após seu mandato como chefe do Departamento de Eficiência do Governo do governo Trump (DOGE), Musk e presidente Trump começaram a discutir publicamente. Em parte, devido ao conteúdo da lei de gastos que está sendo debatida no Congresso.
A discussão tornou -se pessoal na quinta -feira (5), com ambos os insultos de troca em suas respectivas plataformas de mídia social.
As ações já estavam caindo, mas elas despencaram ainda mais depois que Trump afirmou que Musk tinha louco e ameaçou encerrar contratos governamentais e cortar subsídios para suas empresas. Além de Tesla, Musk também dirige a SpaceX, a startup de inteligência artificial XAI (que tem X), a empresa de tecnologia da saúde Neuralink e a empresa de perfuração The Boring Company.
Reações de mercado e posicionamento de almíscar
Embora Trump tenha dito que “assumiria” que seu relacionamento com Musk terminou, o presidente é conhecido por sua abordagem transacional. O aumento das ações no início desta semana pode ser parcialmente uma reação a um almíscar mais conciliador, que excluiu alguns dos insultos mais incisivos que lançaram Trump e pareciam apoiar o presidente em outras questões políticas, como a imigração.
Os investidores da Tesla pressionaram Musk a concentrar sua atenção em carros elétricos novamente após um difícil primeiro trimestre, que viu a receita automotiva despencar 20% devido à competição de fabricantes de veículos elétricos mais baratos na China e uma reação negativa dos consumidores às atividades do bilionário e retórica retórica. Nos principais mercados da Europa e da China, as vendas da Tesla caíram ano a ano nos dois primeiros meses do segundo trimestre.
Em um relatório do cliente na terça -feira (10), os analistas de Piper Sandler escreveram, sobre carros sem motorista sendo vistos em Austin que “um componente -chave da nossa tese de TSLA começou oficialmente a se materializar”. A empresa tem uma recomendação de compra para as ações.
Precauções e expectativas sobre tecnologia autônoma
Philip Koopman, pesquisador de segurança automotiva e professor associado de engenharia de computadores, disse à CNBC que os investidores não devem estar muito animados para ver veículos sem motorista da Tesla nas ruas.
“Não sabemos o suficiente da empresa, ou deste clipe, para descobrir se esses veículos estarão seguros, como operam e qual é o custo”, disse Koopman, referindo -se ao vídeo compartilhado por Musk. Ele disse esperar que Tesla dependa fortemente de “assistentes remotos” ou pessoas que monitoram a robotaxia de um computador em um centro de serviço, com a capacidade de assumir o controle, se necessário.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.