Conflitos e insegurança no Brasil levaram um número crescente de milionários a procurar alternativas no exterior para proteger seus ativos. A Henley & Partners prevê é que 9.800 milionários devem migrar para os Emirados Árabes Unidos em 2025, um aumento de mais de 30% em relação ao ano anterior.
“Esses conflitos políticos e comerciais aumentam a percepção de risco que esses milionários precisam manter o patrimônio e os bens no Brasil”, disse Kath Zagatti, chefe de clientes particulares e escritórios familiares de M/HQ, em entrevista à Equipe realde Times Brasil – CNBC exclusivo licenciado.
Segundo ela, o perfil daqueles que procuram realocar os recursos inclui brasileiros com algumas exposições internacionais anteriores – como contas nos bancos suíços e americanos e estruturas legais em países como Panamá, Uruguai e Ilhas Virgens Britânicas. Esses indivíduos buscam diversificação, mitigação de riscos e jurisdições de portfólio com estabilidade legal e econômica.
Kath afirmou que os Emirados Árabes Unidos oferecem opções avançadas para a estrutura de patrimônio e sucessão, como relações de confiança, fundações, participações, testamentos, fundos de investimento e Escritórios familiares. Também mencionou que a obtenção de residência no país é atraente para empreendedores que já estruturam recursos no exterior.
Leia mais:
Por que todo mundo está vendendo barras de chocolate Dubai
“O GTA VI já custa mais do que o edifício mais alto de Dubai e deve render US $ 10 bilhões”, diz Expert
O aumento dos impostos no Brasil, associado à instabilidade política e complexidade regulatória, acelerou esse movimento. “A questão da tarifa ajuda e os incentiva a migrar a insatisfação que eles têm aqui”, disse ele.
Dubai e Abu Dhabi também se destacam por sua qualidade de vida, com segurança, escolas internacionais e infraestrutura urbana. Dubai foi classificado como a cidade mais segura do mundo até 2025.
Entre os destinos que competem com os Emirados para atrair milionários, Kath cita Mônaco, Panamá, Ilhas Cayman e Cingapura. No entanto, ele observa que Dubai tem maior credibilidade aos bancos internacionais. “Tenho muitos clientes que migram o Escritório de família De Cingapura aos Emirados, porque lá a conformidade é muito rigorosa ”, afirmou.
No que diz respeito aos Escritórios familiaresKath explicou que qualquer família com patrimônio pode estruturar esse tipo de entidade, mas que seus clientes geralmente começam em US $ 1 milhão. Segundo ela, o Brasil está crescendo nesse setor, embora ainda não tenha uma estrutura legal específica.
“Do lado de fora, especialmente em Dubai, a estrutura do escritório da família é estratégica, com sua própria legislação e licenças específicas. No Brasil, não há regulamentação e o sistema tributário é um obstáculo”, concluiu.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings