O chefe da UE, Ursula von der Leyen, pediu um “Europa verdadeiramente independente” em um momento de mudanças sísmicas no cenário mundial, recebendo o Prêmio Carlos Magno International na quinta -feira (29).
Ao receber o prêmio na cidade alemã de Aachen, ela defendeu “uma nova forma de PAX Europaea Pelo século 21, moldado e gerenciado pela própria Europa. ”
O Prêmio Internacional Aachen Charlemagne foi concedido desde 1950 a indivíduos ou instituições que fizeram contribuições excepcionais à Europa e à unificação européia.
“O que dissemos uma vez como ordem internacional rapidamente se tornou um distúrbio internacional”, disse von der Leyen.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
As empresas européias nunca foram tão pessimistas sobre a China
O chefe de comércio da UE elogia a “intensidade” das negociações com os EUA
Ela destacou a invasão da Rússia da Ucrânia, que destruiu certezas antigas depois de décadas, quando a Aliança da OTAN, liderada pelos EUA, “gerou um tipo de complacência entre nós”.
“Pensamos que poderíamos contar com um dividendo de paz”, disse ela sobre o período pós-guerra, quando os gastos com defesa européia caíram.
“Mas esses tempos acabaram”, disse ela, alertando que “o mundo é novamente marcado por ambições e guerras imperiais”.
“Os adversários de nossas sociedades democráticas abertas rearmam e reenviaram”, disse ele. “Não há maior exemplo disso do que a brutal e implacável guerra (presidente russo Vladimir) Putin contra a Ucrânia”.
Apontando para as iniciativas da UE e dos Estados-Membros para investir centenas de bilhões de euros em gastos com defesa, ela disse que “os tempos estão mudando e a Europa com eles”.
“Estamos fazendo isso para nos dedicar totalmente à defesa da paz”, disse o chefe da Comissão Europeia.
“Uma nova ordem internacional surgirá nesta década. Se não quisermos simplesmente aceitar as consequências que isso terá para a Europa e o mundo, precisamos moldar essa nova ordem”.
Ela acrescentou que “a história não perdoa hesitação ou atrasos. Nossa missão é a independência européia”.
O chanceler alemão Friedrich Merz, que assumiu o cargo no início de maio, prometeu na cerimônia de premiação que “a Alemanha está comprometida com essa Europa forte e unida”.
“Não seremos lisos quando se trata de preservar e fortalecer a liberdade e a democracia, o estado de direito e a dignidade humana em nosso continente”.
Merz disse que “os alemães estão prontos para tomar decisões de longa faixa na cúpula da OTAN em junho, decisões que têm direito à responsabilidade da Europa por sua própria segurança”.
Berlim já havia sinalizado que suporta um plano para aumentar os gastos com defesa para 3,5% do PIB e gastos com infraestrutura relacionada à segurança para 1,5%.
Entre os beneficiários mais proeminentes do Prêmio Carlos Magno International estão o falecido papa Francisco e o presidente francês Emmanuel Macron.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings